Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 12 de junho de 2017

1º Ciclo de Palestras do Curso de Medicina Veterinária abre com palestra sobre “Lactação das vacas”

Mais do que compartilhar conhecimento em aula, o CESURG adota a prática pedagógica de abordar temáticas que vão além dos assuntos debatidos pelos docentes nas disciplinas. Considerando essa proposta pedagógica, o Curso de Medicina Veterinária do CESURG organizou o 1º Ciclo de Palestras. A programação será desenvolvida ao longo do ano, com atividades periódicas que contribuirão para a formação dos acadêmicos do CESURG.

Intitulada “Fisiologia da reprodução e estratégias para maior eficiência de vacas em lactação”, a atividade de abertura do 1º Ciclo de Palestras do Curso de Medicina Veterinária ocorreu no Auditório do CESURG em Sarandi, sendo ministrada pelo médico veterinário e professor do CESURG Daniel Quadros. Embasada por artigos científicos, a palestra abordou assuntos como índices reprodutivos, função reprodutiva no pós-parto de vacas em lactação, função reprodutiva durante o ciclo estral de vacas e novilhas, ingestão de matéria seca/energia e reprodução, alterações na expressão de estro da vaca leiteira, fecundação e desenvolvimento embrionário em vacas e novilhas, e fatores associados à morte/embrionária fetal em bovinos, entre outros assuntos.

A explanação do docente destacou que o procedimento de lactação das vacas é essencial para a economia da atividade leiteira, evidenciando a necessidade da busca por estratégias que otimizem esse processo. Segundo Quadros, o conhecimento compartilhado na palestra permitirá aos acadêmicos a melhor escolha entre as estratégias que minimizem o intervalo entre partos das vacas. “É importante discutirmos a fisiologia reprodutiva de vacas de leite, pois devemos ser eficientes no manejo reprodutivo para possibilitarmos que a vaca dê um parto por ano”, explica o palestrante.



Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário