Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Coleta Seletiva - Município alerta sobre irregularidades no descarte de lixo

A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente alerta a população de Palmeira das Missões que mora na área compreendida pela coleta seletiva do lixo para alguns detalhes que não estão sendo cumpridos. As principais queixas referem-se a não separação correta do lixo e o uso indevido dos contêineres, com depósito de entulhos, o que é proibido. O descarte de entulhos, seja resíduo de construção ou da poda de árvores é de responsabilidade do morador, sem contar que o depósito deste material pode danificar o container, quebrando-o.

Além disso, nas áreas que possuem os contêineres, a empresa que realiza a coleta tem observado que os moradores estão depositando o lixo no local errado, lembrando que o contêiner amarelo é para o lixo seco e o contêiner marrom para lixo orgânico. Outra situação é o depósito de lixo solto, sem as sacolas, o que também é errado. O lixo deve estar corretamente separado e condicionado em sacolas plásticas.

Previsão é ampliar a coleta seletiva em toda a cidade

A coleta seletiva do lixo foi implementada no município em julho de 2016 na área central da cidade, bairros Umbu e Solar das Missões. Nestes locais a coleta é realizada todos os dias, sendo recolhido o lixo seco nas segundas, quartas e sextas-feiras e o lixo orgânico nas terças, quintas, sábados e domingos. Em caso de dúvidas e denúncias de irregularidades o morador pode entrar em contato com a Simpex, empresa que realiza a coleta, pelo 0800 649 0609.

A previsão da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente é ampliar a coleta seletiva para toda a cidade no mês de junho de 2017. Sendo assim, a partir desta data, nas ruas em que a coleta passa apenas nas segundas, quartas e sextas, o morador deverá depositar na lixeira o lixo seco apenas nas quartas e o lixo orgânico nas segundas e sextas. Nas ruas em que a coleta passa todas as terças, quintas e sábados, o morador deverá descartar o lixo seco apenas nas quintas-feiras e o lixo orgânico nas terças e sábados.

Lembre-se como separar seu lixo?

No lixo seco deve-se descartar papel, plásticos, metais e vidros - desde que devidamente acondicionados, sem oferecer riscos ao trabalhador que recolhe o lixo. Lembrando que não é necessário separar por categorias, por exemplo, uma lixeira para papel, outra para metais, entre outros. Todos os materiais recicláveis podem estar dentro da mesma lixeira.

O lixo orgânico é destinado para restos de alimentos, erva-mate, filtros e borras de café e chá, considerados lixo unido. Enquadram-se como lixo orgânico os rejeitos, que são papel higiênico, fraldas descartáveis, esponjas, papel carbono, guardanapos, fitas e etiquetas adesivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário