Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 28 de março de 2017

Acesso pavimentado acelera diversificação da economia em Cerro Grande

Obras executadas pelo Daer ligam município à BR-386, no Norte do RS




Há 70 anos em atividade, a empresa de comércio e transporte de cereais da família De Carli, em Cerro Grande, vive um momento de expansão. Além de aumentar a frota de caminhões, o empreendimento adquiriu uma nova unidade para o recebimento das mais de 200 mil sacas de milho, soja e trigo fornecidas todo ano pelos produtores locais. Segundo o sócio Álvaro De Carli, 45 anos, um dos principais incentivos ao investimento é a pavimentação da rodovia ERS-325, que dá acesso ao município.
"É um sonho que conquistamos, sem comparação à estrada de chão batido que tínhamos antes", compara o empresário. "Deixávamos o caminhão parado em dias de chuva, pois não havia condições de transitar. Enquanto isso, os produtores colhiam a safra e não tínhamos como escoá-la. Com o asfalto, conseguimos trabalhar diariamente e até compramos seis veículos a mais."
A empresa - que transporta os produtos para outras cidades do Norte do estado, a Serra e o porto de Rio Grande - aumentou a capacidade de recebimento de cereais em 30 por cento desde que as obras de pavimentação da rodovia iniciaram. "Estamos conseguindo liberar mais facilmente os estoques de nossos armazéns e investindo mais no município", completa De Carli.
A pavimentação dos 17,3 quilômetros que ligam Cerro Grande à BR-386 faz parte do programa Acessos Municipais, executado pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O investimento na ERS-325 é de R$ 12,2 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Da extensão total da obra, 6,5 quilômetros estão concluídos, com a implantação da capa asfáltica.
"Era uma obra que chegou a enfrentar problemas de paralisação, mas conseguimos mobilizar esforços junto à empresa contratada para que os serviços tenham continuidade até sua conclusão", afirma do diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. "O departamento tem honrado com todos os compromissos referentes a essa obra, desde o pagamento até o fornecimento de material. Hoje, estamos com três frentes de trabalho em plena atividade no trecho."
De acordo com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, a pavimentação da ERS-325 já tem gerado reflexos positivos na economia de Cerro Grande. "Antes mesmo da finalização dessa obra, tomamos conhecimento de inúmeras famílias que estão diversificando sua propriedade rural e investindo em outras atividades, como leite e suinocultura", comenta. "É por isso que, junto com o governador José Ivo Sartori, chegamos ao entendimento de que esse acesso deve estar entre nossos projetos de infraestrutura para o estado."
O prefeito de Cerro Grande, Eleedes Zardinello Pinheiro, confirma a importância da obra para a economia da pequena cidade de 2,5 mil habitantes. Segundo ele, a pavimentação do acesso tem impulsionado diversos setores, como a saúde, o comércio e a agricultura. "O asfalto atraiu mais distribuidores, que passaram a abastecer nossos mercados e lojas", explica. "Só com a suinocultura, nosso ICMS teve um incremento de R$ 180 mil nos últimos 12 meses. O transporte de ração e de animais ficou mais fácil e já projetamos duplicar o número de unidades de criação de suínos em nosso município."

Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social/Daer
(51) 3210-5005 / (51) 3210-5050 / (51) 8503-6901
www.daer.rs.gov.br
Facebook: www.facebook.com.br/daerrs
Twitter: @Daer_RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário