Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Seminário discute sobre temas e ações de educação no campo, em Frederico Westphalen


Com o objetivo de tornar a educação mais próxima da realidade dos estudantes do campo, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da Assessoria das Escolas de Campo, promoveu um “Seminário das Escolas de Campo” voltado às direções, coordenações pedagógicas e um professor representante do Ensino Fundamental das 24 Escolas do Campo e das 11 Escolas Indígenas. A atividade ocorreu na terça-feira, 18, no auditório da URI - Campus Frederico Westphalen.
Durante o encontro foram desenvolvidas as temáticas "A Escola do Campo e as ações pedagógicas para a Sustentabilidade, a Agricultura Familiar e a Agroecologia", pelo professor do Instituto Federal Farroupilha, José Eduardo Gubert; "As Escolas do Campo e a Emater: parcerias para a sustentabilidade, empreendedorismo e geração de renda na pequena propriedade", pela técnica da Regional da Emater, Dulcinéias Wommer; "As Classes Multisseriadas nas Escolas do Campo", pelo Coordenador da 7ªCRE de Passo Fundo, Santos Misturini; "Competências e Habilidades nas Escolas do Campo", pelo assessor da 20ª CRE, professor Eguemar Boelter e “Reestruturação Curricular das Escolas do Campo”, desenvolvida pela assessora da 20ª CRE, Marlei Martins. Os temas abordaram a importância da permanência do aluno no campo, valorização do ensino rural, apontando ações pedagógicas aos educadores da educação do campo.
De acordo com a assessora das Escolas de Campo da 20ª CRE, Débora Schneider, o Seminário proposto articula as ações da Educação do Campo com a Educação ambiental, através de um diálogo sobre as possibilidades pedagógicas. “É importante que a Escola do Campo pense e trabalhe a sustentabilidade, a agroecologia, o cooperativismo e empreendedorismo, a sucessão e a agricultura familiar para desenvolver o processo de aprendizagem com qualidade, protagonismo e autonomia. Essa é a reorganização que a 20ª CRE propõe”, frisou.
O Seminário foi permeado pela mensagem da titular da 20ªCRE, Ana possebon Perusso, discussões das pautas pelos educadores e pelas apresentações artísticas dos alunos das Escolas Tomé de Souza de Alpestre e Natalia Gadonski de Frederico Westphalen.



Jô do Carmo
Jornalista - MTB 15983
Assessoria de Comunicação Seduc/20ªCRE

Palmeira das Missões
Fone – (55) 3742 9050 / (55) 9913-4422 / (51) 98274451
www.educacao.rs.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário