Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

20ª CRE Acendimento do Fogo Simbólico dá início às comemorações da Semana da Pátria em Palmeira das Missões


As comemorações alusivas à Semana da Pátria 2016, em Palmeira das Missões, teve início nesta quarta-feira, 31, com a solenidade de acendimento do Fogo Simbólico na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Neenguiru, pelos representantes da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Liga de Defesa Nacional, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Secretaria Municipal de Educação (SME), 4ª SCI Bombeiros, 39ª BPM, Polícia Rodoviária Estadual, Grupo de Escoteiros Sepé Tiarajú, Sindilojas, entidades municipais e participação de alunos, professores e funcionários das Escolas Estaduais e comunidade em geral. A cerimônia foi conduzida pelo professor Max Taborda, da SME.
A titular da 20ªCRE, Ana Possebon Perusso, em sua alocução falou na abertura do evento que o momento é de comemoração e de reflexão. “As atividades iniciadas hoje celebram um dos principais eventos da história brasileira. Cabe comemorar, porque ao acordarmos todos os dias tecemos sonhos e temos esperança. Essa esperança é reacendida com o Fogo Simbólico da Pátria e nos faz refletir que é pela Educação que se dá os ensinamentos de valores éticos e morais sobre o que vivemos no dia a dia”, disse.
Ana ainda lembrou que o acendimento do Fogo Simbólico, ocorreu na Escola Cacique Neenguiru como uma homenagem a instituição de ensino mais antiga do município. O educandário completou 87 anos no mês de maio. A gestora da instituição de Ensino, Dalva Assis, fez um breve relato da história da Escola Cacique e agradeceu a honraria de ser a anfitriã da cerimônia de abertura da Semana da Pátria no município.
Logo o caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado pela Brigada Militar e Guarda Municipal, conduziu a centelha da chama pelas ruas da cidade até a Praça da Prefeitura, onde foi realizado o acendimento da pira da Pátria, pelo vice-prefeito, Delfino Suzano Junior, coordenadora Ana Possebon Perusso, Juiz de Direito da Comarca de Palmeira das Missões, Luís Clóvis Junior, Diretora Dalva Assis e Corpo de Bombeiros. Após autoridades e comunidade entoaram o Hino Nacional.
Ainda usou da palavra o representante da Liga de Defesa Nacional Hermes Garcia, que abordou a importância do civismo e do resgate dos valores patrióticos a seres trabalhos nas escolas. Garcia fez um apelo para que no próximo ano seja realizado o desfile de Sete de Setembro.

Semana da Pátria 2016
A Semana da Pátria neste ano, em Palmeira das Missões, teve início neste dia 31 de agosto e segue com atividades realizadas internamente pelas instituições e unidades escolares ao longo da semana, culminando com um “Dia Cívico”, que acontece na data de 7 de Setembro, a tarde, na Praça Nasssib Nassif. Na ocasião as escolas e entidades farão apresentações artísticas, recreativas, instrutivas, culturais e mostra dos trabalhos e projetos desenvolvidos em seus ambientes.
A semana da pátria 2016 tem como tema nacional “Centenário da Liga da Defesa Nacional”; estadual “Um século de Civismo” e municipal “Palmeira das Missões preservando a ética e o civismo”.
As atividades estão ao encargo dos organizadores: 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, através da Secretaria Municipal de Educação e da Liga de Defesa Nacional.


Crédito: Jô do Carmo- ACS/20CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário