Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Usinas Hidrelétricas da Região suspendem geração de energia


A Usina Hidrelétrica Machadinho, na divisa entre Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), e a de Foz do Chapecó, na divisa entre Alpestre (RS) e São Carlos (SC), no norte do Estado,  suspenderam a geração de energia elétrica as 8h desta quinta-feira. A medida é compulsória, provocada pelo baixo nível da água no reservatório.

Sem chuvas desde o mês de novembro, o nível dos reservatórios das usinas no norte do Estado estão chegando ao nível crítico. Na  Usina Hidrelétrica Machadinho, o reservatório de 66 quilômetros quadrados está com apenas 3% do volume útil, e 14,50 metros abaixo do nível normal.

Na Usina Hidrelétrica Passo Fundo, em Entre Rios do Sul, a situação é semelhante e o reservatório já ultrapassou a cota mínima histórica, de fevereiro de 1986. O lago está 7,18 metros abaixo do nível normal e a usina está gerando com 20% da sua capacidade total.

Na divisa entre Alpestre e São Carlos (SC), a Usina Foz do Chapecó está operando na sua marca mínima,  30% da capacidade instalada, de 855 MW.  A usina já está em sobreaviso pelo Operador Nacional de Sistemas Elétricos e deve parar de gerar hoje. O objetivo é melhorar a situação a jusante da barragem, e manter as condições mínimas para atividades como a travessia de balsas.

Apesar da gravidade da situação, a paralisação da geração não deve provocar apagões no Estado.


Comunitária  97.9 FM
Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário