Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 3 de abril de 2012

60% dos municípios brasileiros adquirem merenda escolar da agricultura familiar


Mais de 60% dos municípios brasileiros já estão comprando alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar, após dois anos de implementação da Lei 11.947/2009, que determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a aquisição de produtos deste setor.

O número foi apresentado nesta segunda-feira (2), em Brasília, durante a abertura de 1º Encontro de Avaliação e Implementação do artigo 14 da lei. O encontro contou com a presença de 31 representantes dos Projetos Nutre e dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) instalados pelo Brasil.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário está criando instrumentos para melhorar a gestão do programa, como é o caso da Rede Brasil Rural. É o PNAE que  está garantindo uma alimentação mais saudável para os meninos e meninas pelo país, que serão futuros consumidores e que vão mudar um padrão de consumo. Já avançamos muito e estou convencido de que podemos atender os 30% e muito mais, completou o secretário. A Rede Brasil Rural (RBR) é uma ferramenta virtual que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados.
A rede cria um portal de compras de produtos para merenda escolar. Gestores do PNAE terão acesso direto à oferta de produtos da agricultura familiar. Os editais de compras de todo o país serão publicados em um único local e distribuídos diretamente a empreendimentos familiares que produzam os alimentos requeridos.
Para a coordenadora geral do PNAE no Ministério da Educação (MEC), Albaneide Peixinho, promover o diálogo entre a agricultura familiar e o setor da educação também é um desafio estratégico de todos os atores envolvidos no processo de implementação da lei.
Em Frederico Westphalen foi definido ainda em dezembro de 2011, em reunião com a secretaria municipal de educação e o presidente do sindicato, que a previsão para este ano é de aumentar ainda mais os produtos adquiridos dos produtores rurais para isso os agricultores se comprometeram em produzir o que ainda falta na lista da secretaria e complementar o que esta faltando.
No ano de 2010, foram gastos no município em alimentação adquirida do meio rural R$ 1.924,46, enquanto que, em 2011, o valor aumentou para R$ 6.720,03.


Comunitária  97.9 FM
Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário