Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 15 de março de 2012

Missão cubana virá ao RS conhecer a produção de arroz orgânico nos assentamentos

Técnicos e representantes dos Ministérios da Economia e Agricultura de Cuba virão ao Rio Grande do Sul para conhecer a produção de arroz e acompanhar a colheita nos assentamentos do estado. A sugestão foi do deputado Edegar Pretto (PT) aos representantes dos ministérios durante reunião em Cuba.
O parlamentar, que integra a comitiva que participa da missão governamental e empresarial gaúcha na ilha caribenha, conta que o governo cubano está fazendo investimentos no setor da agricultura familiar e tem interesse nas experiências de produção orgânica que são realizadas no estado. "Na reunião que tivemos com representantes da Embrapa, Fepagro e dos ministérios, ficou estabelecido que uma missão cubana irá até o estado para conhecer a produção de arroz e acompanhar a colheita nos assentamentos gaúchos que ocorre até o final de abril. Ao todo são cerca de 4.000 hectares de arroz orgânico espalhados em 11 municípios gaúchos nos assentamentos do MST, que são reconhecidos como maiores produtores de arroz orgânico do Brasil”, diz Edegar Pretto ao fazer relato da reunião com autoridades cubanas.
O parlamentar conta ainda que apresentou aos cubanos dados e informações sobre o método de produção agroecológica que permite a eficiência quanto à utilização dos recursos naturais que resultam em alimentos saudáveis, com elevado valor nutritivo e livres dos agrotóxicos. “Além da qualidade superior, o alimento é produzido em total harmonia com a natureza e com as reais necessidades da humanidade. Nossos métodos de produção interessam ao governo de Cuba, que apesar de ter potencial, possui baixa produtividade no setor de arroz", ressalta Edegar Pretto.
Na agenda da comitiva gaúcha ainda constam atividades como acordos comerciais no segmento de máquinas agrícolas, espumantes e intercâmbios já existentes, especialmente na área da agricultura ecológica, sanidade vegetal e biossegurança. A comitiva gaúcha que está em Cuba ficará no país até o dia 15 de março.

Leandro Molina - Jornalista MTb 14614

Assessor de Imprensa Gabinete Deputado Edegar Pretto - PT

51-9628 9136
51-3210 2450
 
De Vanguarda Fm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário