Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PEQUENA PROPRIEDADE É VIÁVEL

Na véspera da virada do ano, como se fosse um dia de laser, amigos de Marito Tolfo reuniram-se à tarde para passar a rede num açude de sua propriedade típica de economia familiar e aos poucos, os peixes iam saltando por sobre a rede, arrancando risos dos participantes daquela pescaria que prometia. Após dezenas de peixes, com pesos chegando em média de 7kg a 8kg, deixou a família Tolfo muito satisfeita.
Após cada participante ganhar o seu peixe pela contribuição de ajudar a passar a rede, o excedente foi comercializado trazendo um dinheiro extra para a família ter um final de ano mais tranquilo. Nesse dia mostrou que a pequena propriedade que diversifica a produção se torna viável economicamente. Enquanto que aquela que produz apenas soja/milho nos moldes do agronegócio está condenada a falência principalmente nessa época em que as estiagens se tornaram comum todos os anos.
Segundo a grande mídia, é o fenômeno "la ninha" ou esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Será que alguém despejou gelo nesse Oceano? Porque a imprensa não diz que é consequência do derretimento das geleiras dos polos causado pelo aquecimento global?
Mas, enquanto isso, para não ficar nervoso o geito é pescar. Parabens a Família Tolfo de São José das Missões pela tarde diferente onde reuniu os amigos e de quebra mostrou a beleza de criar peixe em açudes.

Por Claudomir Feltes (De Vanguarda FM)- Fotos Véio

Nenhum comentário:

Postar um comentário