Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sepultada nesta manhã jovem frederiquense que sofreu AVC em Porto Alegre

Foi sepultada nesta manhã no cemitério municipal, a estudante de enfermagem Gabriela Franciscatto, de 22 anos, que teve um AVC hemorrágico, e faleceu na segunda-feira dia 11 em Porto Alegre, no Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa. Ela teve negado o atendimento pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A jovem, que é natural de Frederico Westphaeln ligou para uma amiga que, pediu socorro ao Samu.

Os médicos do Samu alegaram que só poderiam prestar o socorro se a pessoa que liga fosse o próprio enfermo ou alguém do lado dele, para dar detalhes da situação. O responsável técnico pelo Samu em Porto Alegre, Jader Gus, avaliou que a negativa foi correta. Segundo ele, a exigência é necessária para que os médicos tenham o maior número de detalhes possíveis sobre o caso.

A ligação para o Samu ocorreu por volta das 11h e a jovem chegou no Hospital de Pronto Socorro (HPS), levada por amigos, só por volta das 15h. No mesmo dia, ela foi transferida para o Hospital Dom Vicente Scherer. Segundo uma vizinha da jovem no bairro Cidade Baixa, a estudante morava sozinha em um apartamento.

Após a constatação de morte cerebral, a família autorizou a doação dos órgãos da jovem. Foi possível o transplante de fígado, rins, pâncreas, válvulas do coração e das córneas.

Na terça, cerca de 50 alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista do Sul (IPA) realizaram um protesto em frente ao HPS. Os estudantes se postaram em frente às ambulâncias do Samu, denunciando a falta da prestação do serviço.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário