quarta-feira, 7 de setembro de 2011

40º Núcleo do Cpers-Sindicato-Palmeira das Missões promove XVIII Seminário Nacional de Educação

Acontece dos dias 14, 15, 16 e 17 de Setembro no Centro Cultural do Município Sede mais um Seminário Nacional de Educação com vários temas para contribuir na formação integral dos Educadores(as) e Trabalhadores(as) em Educação para que a Escola protagonize juntamente com outras forças consoantes da sociedade, uma educação de qualidade social. Para isso é necessário que a Escola perceba a função a desempenhar para a construção de outro mundo possível, onde permeie o respeito e diálogo entre os diferentes, a ética, a relação democrática, a inclusão social e o cuidado com a vida. Assim o XVIII Seminário Nacional de Educação tensiona contribuir para os agentes refletirem sua prática e apontem alternativas através de uma educação problematizadora e emancipatória. Com essa apresentação, a programação do evento ficou assim definida:
14/09/2011- Quarta- feira
Noite 17 h Credenciamento
19 h Cerimônia de Abertura
Temática: "A Conjuntura Sindical e Perspectivas"
Professora Rejane Silva de Oliveira- Presidente- CPERS/Sindicato.

15/09/2011- Quinta- feira
Manhã- 08h
Temática: "Análise de conjuntura política e econômica"
Cedenir Oliveira- Direção do MST

Temática: "O papel social da escola: os limites e os desafios de professores e agentes educacionais" Jerônimo Sartori- Licenciado em Bilogia. Especialista em Supervisão Educacional. Mestre em Educação pela PUC-RS. Doutor em Educação pela UFRGS e Professor da UNIPAMPA.

Tarde 13h 30 min
Temática: "Violência como uma produção social- consequências socioeconômicas do cotidiano violento e crítica à abordagem da mídia sobre a violência na escola" Chistiane S.S.Campos- Economista e jornalista- Professora adjunta da UFSM-Cesnors- Campus de Palmeira das Missões.
Temática: "Planos de Carreira, legislação e implicações na qualidade da educação" Claudiomiro Ambrosio- Especialista em Filosofia Política, Mestre em Gestão Pública e Gerente Administrativo do Hospital N. Srª da Conceição de Porto Alegre- RS

Noite 19h
Temática: "Relações étnica raciais na educação formal: branquitude e negritude" Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira - Drª em Teologia,Especialista em violência Urbana e Gênero pela ONU, Especialista em desenvolvimento local e gênero pela OIT

Dia 16/09/2011- Sexta-feira
Oficinas: manhã- 08h
tarde- 13h 30min
Local: Campus da UPF
Noite 19h Noite Cultural
Espetáculo "Quem Faz Gemer a Terra" A Turma do Dionísio com apresentações em cidades do RS, SC, MG, ES, em Paris(França), Genebra(Suiça), Varsóvia e Lublin (Polônia) e em 13 cidades da Itália.

Dia 17/09/2011- Sábado
Manhã 08h
Temática: "Educação ambiental: educar para a sustentabilidade e a soberania alimentar" José Louis Rodrigues Sampaio- militante ambiental, Vice presidente da Fundação Rio Ibirapuitã e Diretor do 23º Núcleo CPERS- Sindicato- Santana do Livramento.

As inscrições serão feitas diretamente na Secretaria do CPERS, Palmeira das Missões- RS fone 55 3742 1373.
Por Claudomir Feltes dos Santos (Véio)- De Vanguarda FM- S. José das Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário