Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 28 de junho de 2011

Via Campesina marca Ato Público em Iraí para esta quarta-feira

Agricultores familiares e camponeses da Via Campesina planejam atos públicos em três pontos do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira. No Norte gaúcho, as mobilizações devem se concentrar na divisa com Santa Catarina. Em Marcelino Ramos, uma assembleia marcada, também para quarta, define que tipo de manifestação os agricultores farão. A expectativa é de reunir mais de duas mil pessoas.

O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), Roberto Balen, explica que, em Porto Alegre, uma reunião marcada para as 9h no Parque da Harmonia, vai definir os rumos do protesto. Uma terceira concentração ocorrerá em Iraí.

Para os agricultores, a questão do endividamento na agricultura familiar, especialmente no que se refere ao crédito de emergência, concedido em 2008, devido à estiagem, ainda não foi resolvido. Os protestos exigem o rebate das dívidas de 100 mil proprietários. Conforme a Fetraf, a renegociação não se resolveu nem com o anúncio de R$ 16 bilhões para os pequenos agricultores.

De acordo com o representante do MPA na região Marcelo Leal, revela que os atos públicos serão realizados em vários pontos do Estado. Ele fala ainda que o ato público aqui na região, será concentrado em Irai, as 9hs30min, próximo a ponte da divisa entre o RS e SC.

Reportagem completa http://www.comunitaria.com.br/fw/vernoticia.php?id=281


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário