Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 27 de junho de 2011

RS receberá 300 mil doses monovalentes da vacina contra a Gripe A H1N1

O Rio Grande do Sul receberá, na próxima semana, 300 mil vacinas monovalentes contra a gripe A H1N1, remanejadas a partir de estoques dos Estados do Pará e de Alagoas. As doses foram solicitadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para ampliar a oferta de vacina para a população gaúcha e deverão ser distribuídas aos municípios pelas Coordenadorias Regionais de Saúde de acordo com porte populacional, com ênfase nas regiões que já registram circulação viral.

Nos municípios, a orientação é priorizar alguns grupos populacionais como os portadores de doenças crônicas ou outros grupos, de acordo com a situação local. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) esclarece que esta vacina é diferente da aplicada durante a campanha contra a influenza deste ano, que protege contra dois tipos de gripe comum além da gripe A.

O atual foco da estratégia de combate à gripe A H1N1 no Estado é o tratamento precoce de todas as pessoas com gripe, preferencialmente nas primeiras 48 horas e de acordo com indicação médica. Não é necessário o diagnóstico laboratorial da doença para iniciar o tratamento.

Atualmente, a Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza em torno de 350 mil tratamentos antivirais para os serviços de Saúde de todo o RS. O Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) também esclarece que a vigilância da doença demonstra que a situação é de normalidade, não se caracterizando uma epidemia até o momento. Outros vírus respiratórios, como o da influenza A sazonal também estão circulando.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário