Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 17 de maio de 2011

CERCA DE 450 MUNICÍPIOS DO RS REPASSARAM VERBAS PARA EMPRESAS ENVOLVIDAS EM FRAUDE NA SAÚDE

De todas as prefeituras do Estado, 450 adquiriram medicamentos das empresas investigadas pela Polícia Federal por fraude em licitações da área da saúde. O dado é do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a Polícia Federal, a infração se concentrava em Barão do Cotegipe, no Norte do Estado. No município, há 15 empresas distribuidoras de medicamentos. Todas pertencem a três grupos empresariais.

Os empregados eram usados para registro das firmas, abertas somente para fraudar licitações de equipamentos hospitalares e medicamentos. Os criminosos desviavam as verbas mediante a não entrega da mercadoria ou superfaturamento dos produtos. Até agora a Polícia Federal cumpriu 58 dos 64 mandados de prisão. Significa que apenas seis pessoas seguem foragidas no país.

Pelos menos R$ 3,5 milhões foram desviados em 23 municípios brasileiros, segundo a Controladoria Geral da União. Para o chefe da Controladoria no Rio Grande do Sul, Fábio Valgas, a falta de fiscalização das prefeituras facilita as infrações.

A Controladoria Geral da União encontrou irregularidades nas licitações, nos municípios gaúchos de Sarandi, Mariano Moura, Erechim e Pinhal da Serra. Os crimes são de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha, as penas podem chegar a 45 anos de prisão.

Em Sarandi, um ex-funcionário do setor de compras da prefeitura foi preso. Em Pinhal da Serra, a secretária municipal de saúde também foi presa.

Segundo o Chefe da delegacia de Policia Federal de Passo Fundo Paulo de Andrade, a investigação teve inicio ainda em 2009.

SONONORA PAULO DE ANDRADE...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=7042&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=

A delegada da Policia Federal responsável pelo o caso, Gabriela Aquino, ressalta que maiores detalhes da operação ainda não podem ser revelados para não prejudicar a investigação.

SONORA GABRIELA AQUINO...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=7043&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=


Já o Delegado da Policia Federal José Dornelles desabafa, e se diz satisfeito com a operação que desarticulou a quadrilha.

SONORA JOSÉ DORNELES...

Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário