Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

sexta-feira, 6 de maio de 2011

APENAS 20% DAS GESTANTES GAÚCHAS JÁ SE VACINARAM CONTRA A GRIPE

Do total estimado de 1,9 milhão de gaúchos incluídos nos grupos prioritários para receber vacina contra a gripe, pouco mais de 664 mil se dirigiram aos postos de saúde desde que a campanha nacional começou, em 25 de abril. A preocupação maior se refere às grávidas, já que só 20% delas tomaram a vacina contra as gripes A e sazonal, aplicada em dose única.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Tani Ranieri, explicou que a prevenção é importante para que as gestantes não fiquem ainda mais suscetíveis. Ela ressaltou que, durante a pandemia do vírus H1N1, registrada em 2009 no Rio Grande do Sul, 21 grávidas morreram.

A campanha nacional de vacinação prossegue até 13 de maio. A coordenadora salientou que a vacina serve como prevenção a gripes fortes, que podem desencadear, inclusive, doenças mais sérias, como pneumonias. Além disso, ajuda a reduzir o número de internações em hospitais durante o inverno.

Até 13 de maio, crianças com menos de dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas e idosos devem procurar um posto de saúde para receber, gratuitamente, a dose da vacina tríplice.

Segundo o Programa Estadual de Imunizações, a única contraindicação formal para a vacina é para as pessoas que tenham alergia severa à proteína do ovo. Para quem tiver quadro de doença aguda e febril, a sugestão é adiar a vacina até a resolução do quadro clínico.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário