sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESCOLA ESTADUAL VENINA PALMA ABRE O ANO COM FORMAÇÃO PARA OS EDUCADORES

Com uma iniciativa dos próprios Educadores, soba Direção do Prof. Elton Zanchi, a Escola Venina de Palmeira das Missões realizou dois dias de formação para o conjunto dos trabalhadores em educação desse educandário. Com a realização de palestra e oficinas espera-se a melhoria da qualidade do ensino e reflita em ganho no processo da aprendizagem dos alunos. A abertura no dia 25/02 foi feita com a Palestra-"EDUCAÇÃO PARA A RAZÃO SOLIDÁRIA EM TEMPOS DE COMPLEXIDADE SOCIAL" com o Professor Dr. Enio Waldir da Silva; na parte da tarde teve a oficina- METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA com o Professor Claudomir Feltes(Véio);no dia 26/02-ENSINAR A PARTIR DAS DIFERENÇAS CULTURAIS- com o Professor Catedrático Dinarte Belato e para encerrar- LINGUAGENS E ESCRITA PARA A COMPLEXIDADE DE HOJE com a professora em Linguística Maria Julia Macagnan. Com essa iniciativa fica evidente o compromisso dos educadores com sua prática pedagógica. Parabens aos trabalhadore em educação do Venina

De Vanguarda FM- 98.7- Comunitária de São José das Missões

ESCOLAS ESTADUAIS EM CONTÊINERES

Apesar do Governo do Estado ter recebido uma verba significativa do MEC para recuperar as escolas dos municípios atingidos por enchentes, as famosas Escolas de Lata continuam em pleno funcionamento em Caxias do Sul(01), Gravataí(01) e em Porto Alegre(05).
Esse tipo de prédio foi usado durante todo o ano letivo de 2009 e continuará pelo menos até o final do ano de 2010.Numa reportagem da Grande Mídia sobre as altas temperaturas e o reinício das aulas, mostrava as crianças suadas em salas de alvenaria e com ventiladores,causando prejuizo na concentração e como consequencia, na qualidade do ensino, mas o que chamou a atenção é que as Escolas de Lata do Rio Grande do Sul não foram nem mencionadas pela reportagem, pois iria mecher com o "ninho dos tucanos".
Segundo o Secretário de Estado de Educação, Ervino Deon: "com o ajuste fiscal, O Estado está retomando a capacidade de investimento e a recuperação das escolas está incluída neste contexto". Estamos de Olho.
Por Claudomir Feltes dos Santos- Conselheiro do Cpers- Sindicato
De Vanguarda FM- São José das Missões

FOGO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM TAQUARÇU DO SUL

Um incêndio destruiu uma residência na Rua 21 de Abril no Bairro Popular da cidade de Taquaruçu do Sul. O fogo teria começado por volta das 2 horas da madrugada e foram os vizinhos que cahamram a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, que compareceu para fazer a operação rescaldo. Na residência de 20 m² não tinha niguém no momento do sinistro, e ainda não se sabem as causas do incêndio.

Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS
www.comunitaria.com.br

DONOS DE GARIMPOS E GARIMPEIROS BUSCAM SOLUÇÃO

Na ultima quinta-feira dia 25 de Fevereiro aconteceu na Linha São Miguel do Braga, interior do município de Cristal do Sul, uma reunião com todos os garimpeiros e donos de garimpos daquele município, estavam presente, representantes de deputados da região, autoridades estaduais e municipais.
Foi debatido na referida reunião assuntos como a descapitalização dos garimpeiros e as exigências do ministério do trabalho e da FEPAM
Segundo informações ficou decidido que na próxima quinta-feira dia 04 de março se deslocará uma comissão a Santa Maria onde continuará o debate sobre estes assuntos.
Devido as novas exigências, muitos garimpos estão fechando, pois os mesmos não estão tendo condições para adaptação e os garimpeiros migrando para as grandes cidades em busca de outras alternativas de trabalho.

LEVI DE OLIVEIRA
COLETIVA FM
CRISTAL DO SUL

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ERVAL SECO FAZ PARTE DA RECOSOL.


Lideranças do setor agrícola, produtores da agricultura familiar e autoridades da região estiveram presentes na criação da RECOSOL, no auditório da URI em Frederico Westphalen, no ultimo dia 23. Representantes dos agricultores que participam das agroindustrias de Erval Seco, salientaram que a criação da Rede trará benefícios para o setor, pois estará agregando valores a propriedade. São mais de setenta agroindustrias,milhares de produtores integrando setenta e quatro municípios de nossa região. No kioske de Erval Seco, são comercializados os seguintes produtos diariamente: açúcar mascavo, mel, pêssego, conservas, sucos, vinho colonial, geleias, leite pasteurizado, aipim, feijão (preto, branco e adzuke), farinha integral, canjica, linhaça dourada, gergelim, amendoim, óleos virgens orgânicos e outros produtos de acordo a época de produção.

RADIO NATIVA FM -plf
ERVAL SECO
www.ervalseco.com

Marcon defende manutenção de sobretaxa sobre sapatos da China


O deputado Dionilso Marcon(PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, disse que o setor calçadista gaúcho está apreensivo com a pressão das grandes empresas importadoras que desejam acabar com a sobretaxa aplicada aos calçados importados do exterior.
Atualmente o Brasil cobra uma sobretaxa no valor de US$ 12,47 para cada par de sapato importado da China. A determinação foi definida em setembro do ano passado e sua validade está fixada até 9 de março. Sindicalistas, empresários e entidades ligadas ao setor produtivo do calçado temem que a sobretaxa possa cair, deixando as empresas nacionais em situação desfavorável às estrangeiras. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento a sobretaxa impediu que 30 mil empregos fossem extintos no país nos últimos cinco anos.
O deputado estadual Dionilso Marcon(PT) cita dados do Dieese e da Abicalçados para justificar que o volume de calçados importados da China, especialmente tênis, tem crescido na última década. Em 2000 eram 3 milhões de pares e em 2008 saltou para 35 milhões, representando, hoje, 74% de toda a importação.
“A sobretaxa tem permitido manter ativo o setor produtivo da cadeia calçadista”, observa Marcon, defendendo, inclusive, o aumento da sobretaxa para US$ 18,44 a cada par de calçado importado.
O deputado informa que as entidades dos trabalhadores estão vigilantes ante o problema e que irá reunir as entidades vinculadas à Federação para avaliar as medidas a serem tomadas para pressionar o governo a manter as restrições à importações ao calçado chinês. Uma audiência pública deverá acontecer no Vale dos Sinos dia 4 de março e o setor está articulando um encontro com a ministra Dilma Rousself visando garantir que o governo mantenha a sobretaxa.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

TROTE SOLIDÁRIA NA URI

A URI-Campus de Frederico Westphalen, através do Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizou um cronograma de atividades para os Calouros e veteranos para o ano letivo 2010. A programação será intensa na primeira semana de aula e terá continuidade durante todo o mês de março. Um grupo formado por professores, alunos e funcionários da Universidade irá até Passo Fundo, durante o próximo mês, com o objetivo de doar sangue ao Hemocentro. Esta ação solidária é uma das novidades para este ano.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

FECHAMENTOS DE TURMAS ASSUSTA O RIO GRANDE DO SUL


O fechamento de turmas em escolas estaduais do interior do estado foi tema de discussão ontem da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa. A questão foi apresentada pelas direções e professores de escolas atingidas pela decisão do governo estadual. Há determinação para que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, de Uruguaiana, encerre o turno da tarde.
A direção esclarece que 80% dos alunos são trabalhadores, que seriam atingidos em seus direitos e necessidades com o fechamento de um turno. Existe grande possibilidades que outros municípios gaúchos sejam atingidos pela mesma medida e venham ter fechamento de turmas. Fontes ligada ao CPERs Sindicato afirmam que a entidade vai acompanhar de perto todas as possibilidades acenda pelo governo gaúcho.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

BR 386 - LOMBADAS PROVOCAM MAIS UM ACIDENTE


Em Frederico Westphalen, no Km 36,9 da BR386, a PRF atendeu um
acidente, tipo colisão traseira, ocorrido às 13h30 de 23/02/2010,
envolvendo o Imp/VW Golf GL, placa de Porto Alegre/RS, conduzido por
C.P., 47 anos, e a Ford/F250 TRV, placa de Marechal Cândido Rondon/PR,
conduzida por F.G.W., 59 anos. A camioneta reduziu na lombada e o Golf à atingiu na traseira.Não houve feridos.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

PREFEITURA DE FW PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA


Os casos de Dengue confirmados no estado, preocupam a população que precisa se mobilizar contra a ameaça da doença. Em Frederico Westphalen, uma reunião realizada na manhã da última quarta-feira, 24, entre o prefeito Panosso, os secretários e representantes da 19º Coordenadoria de Saúde, definiu como a Administração Municipal vai trabalhar no combate, na prevenção e na conscientização da população sobre o mosquito transmissor da doença.
Em pelo menos quatro bairros do município foram encontrados focos do mosquito. Por isso,a Prefeitura vai realizar a partir da próxima segunda-feira(01.03), uma limpeza geral em todos os bairros da cidade. Para isso, está fazendo um chamamento à população para verificar os locais onde possam conter água parada e para realizar a limpeza dos seus terrenos. Os entulhos devem ser deixados na calçada das casas para que a Secretaria de Obras faça o recolhimento.
Além da limpeza, a administração pretende intensificar o trabalho das agentes que vão verificar todas os imóveis da cidade com autorização judicial. Posteriormente, após a notificação, outra equipe vai passar nos locais, para verificar se foram ou não, tomadas providências.
A Secretaria de Obras, devido a importância da campanha, estará dando prioridade com a utilização de praticamente toda sua estrutura de máquinas e homens para a limpeza dos bairros. A Secretaria de Educação vai criar uma cartilha que será entregue pelos professores a todos os alunos da rede. O objetivo é fazer com que as crianças levem até os pais, dicas e orientações de como realizar a prevenção. Para a secretária de saúde Ana Cristina do Santos, a conscientização da comunidade é a principal solução para o problema. Segundo ela, as pessoas não estão dando a devida importância para a doença. “ Nossa população não está com medo da dengue ainda, por incrível que pareça”, disse Ana.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

FERROSUL


Acabar com o isolamento ferroviário nos estados do sul, ligando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esta é a intenção da Ferrosul, que visa criar um transporte mais eficiente e mais barato, além de fomentar toda a região norte gaúcha.
Na última quarta-feira, 24, o Secretário da Indústria e Comércio de Frederico Westphalen Elci Antônio Pegoraro, o presidente e o vice presidente da ACI, Benoni Sponchiado e Valdemir Cadore e o diretor regional da Federasul Rosalvo Paloschi, estiveram presentes na reunião da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo, onde foram abordados assuntos referentes à Ferrovia.
Na ocasião, prefeitos, secretários, empresários e políticos de toda a região, encaminharam um documento para a Ministra Dilma Rousseff, solicitando que fossem incluídas no orçamento do PAC 2, verbas para a Ferrosul. Frederico Westphalen, por estar próximo do eixo da ferrovia, que passa por Erechim, será um dos municípios beneficiados.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

Radio Cristal FM 87.9

A Secretária da Indústria Comercio Mineração e Turismo, em parceria com a Secretária da Educação de Ametista do Sul, vem por meio deste convidar toda a população da região a participar e apoiar os eventos que a partir deste mês de fevereiro de 2010 serão apresentados na praça municipal, no último domingo de cada mês.
Dia 28 de fevereiro de 2010 dando início as programações teremos a presença de 3 escritores da região, mostrando seus trabalhos, MARCIO MINUZZI-poesia, SILMARA RAMOS-romance e RUDIMAR RODA DOS SANTOS-poesia.

FEIRA DO PRODUTOR EM ALPESTRE

Em Alpestre acontece todos os sábado das 07h00min horas as 11h00min, na Avenida Farrapos, ao lado da Crenhor a feira do produtor, neste dia a comunidade tem a oportunidade de adquirir produtos da agricultura, agroindústria e artesanatos, produtos estes, produzidos pelos agricultores de nosso município. O objetivo maior da feira é a valorização do agricultor do nosso município.


Rádio Comunidade- Alpestre

FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL EM CRISTAL DO SUL

Nesse domingo dia 28 de fevereiro acontecera a grande final do campeonato municipal de integração força livre em Cristal do Sul, serão realizados dois jogos decisivos das categorias A e B.
Os jogos iniciarão as 14hs com decisão da categoria B – taça Selvino Hupepes, com jogo entre Riograndense e Grêmio Ideal de São Roque, decidindo o campeão e vice da categoria. E as 16hs haverá a decisão da categoria A –Taça Dorival de Almeida, com o jogo Cruzeiro do Palmital e União de São Miguel do Braga, decidindo o campeão e vice. Após haverá entrega das premiações das duas categorias.
A Radio Comunitária, Coletiva FM de Cristal do sul estará fazendo a cobertura deste evento e transmitindo os dois jogos.


Levi de Oliveira
Coletiva fm
Cristal do Sul

Veneno vencido prejudica combate à dengue em Ijuí

As duas caminhonetes e as cinco unidades de baixo volume enviadas pelo governo do Estado para auxiliar no combate do mosquito da dengue estão paradas em Ijuí, no Noroeste do Estado, onde há ao menos 300 casos suspeitos da doença. Segundo o Coordenador Regional de Saúde Erlon Beck o motivo é que o veneno fornecido pelo Ministério da Saúde para ser usado nas máquinas está com a data de validade vencida. São 100 litros de inseticida Aqua k - Othrine. - O produto está sem condições de uso. Ele estava estocado desde a última epidemia, em 2007, e não havia sido usado, pois estávamos livres da infestação das larvas e do mosquito da dengue - admitiu Beck. Foi doado pelo Estado vizinho de Santa Catarina através do governo, 10 litros de veneno para auxiliar no combate à doença no Noroeste. Esta quantia será suficiente para uma semana de trabalho nos quatro bairros com maior número de focos do mosquito.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CONFORTO PARA OS CLIENTES EM ERVAL SECO.


SISTEMA CLIMATIZADO: CONFORTO PARA OS CLIENTES

Um ambiente agradável sem o desconforto das altas temperaturas registradas neste verão, foi a preocupação da empresa Stylo Moda ao implantar um sistema de climatização do ar em seu estabelecimento. Na área comercial a iniciativa é inédita em Erval Seco e foi muito bem recebida pelos clientes.
De acordo com o empresário responsável pelas empresas da família, Anélio Schmidt, a instalação do sistema de climatização foi uma necessidade devido às características arquitetônicas do prédio, que possui muitos vidros, o que deixou o ambiente muito quente. Mas já nos primeiros dias de funcionamento do sistema foi constatada a aprovação pelos clientes que fogem das temperaturas desagradáveis das ruas para aproveitar o ambiente climatizado e efetuar suas compras. Os funcionários também aprovaram, melhorando a qualidade no atendimento.


RADIO NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS
Eduardo wagner.

ICC SE CREDENCIA PARA FIRMAR PARCERIAS


A Instituição Comunitária de Crédito do Médio Alto Uruguai e Região Celeiro, através de seu presidente José Enedir Francisco, esteve em audiência com o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, nesta segunda-feira (dia 22/02/2010), em Porto Alegre. No encontro, foram entregues ao secretário toda a documentação da entidade necessária para que ela possa se qualificar como OSCIP Estadual. A Instituição Comunitária de Crédito, com sede em Frederico Westphalen, já é qualificada como OSCIP Federal.
A Instituição Comunitária de Crédito, criada no início dos anos 2000, concede empréstimos a pequenos e micros empreendedores formais e não formais. O Estado, por iniciativa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, criou a Lei da OSCIPs, pela qual o Estado fica autorizado a firmar parcerias com essas entidades. Para firmar essas parcerias, a entidade tem que estar qualificada como OSCIP Estadual.
O presidente da ICCMAU e Região Celeiro, disse que ainda não pode antecipar que tipo de parceria será firmada com o Estado. Mas acredita que até abril haverá a assinatura de um programa que irá beneficiar todo o público regional que necessita de recursos produtivos e orientados para seus pequenos e micros e empreendimentos.

Comunitaria FM 97.9

Frederico Westphalen-RS

CAIXA ABRIRÁ 44 NOVAS LOTÉRICAS NA REGIÃO


A Caixa Econômica Federal publicou em 18 de fevereiro, no Diário Oficial da União, o edital 043/2009 – CPL/PO divulgando as regras para a participação no processo licitatório para abertura de 44 unidades lotéricas na região norte do estado do Rio Grande do Sul.
Os estudos que nortearam a licitação foram baseados em critérios técnicos, dentre os quais se destacam pesquisa de existência de demanda para os produtos lotéricos e necessidades de atendimento e de distribuição de produtos e serviços financeiros, além de conveniência e oportunidade. Essa demanda existe em razão do próprio crescimento populacional e da expansão dos serviços realizados pelas lotéricas, principalmente quanto à bancarização da população e ao pagamento dos benefícios trabalhistas e sociais do governo federal .

A prioridade ficou com locais desassistidos e aqueles com demanda por atendimento superior à capacidade instalada atualmente, sem criar concorrência predatória com as lotéricas já existentes.

Atualmente a CAIXA conta com uma rede de mais de 10,2 mil casas lotéricas, equipadas com mais de 30 mil terminais de atendimento. No norte e noroeste gaúcho são 183 unidades e 358 terminais.

A CAIXA monitora permanentemente a capacidade de atendimento da rede lotérica de forma a bem atender a toda a sociedade brasileira. Conforme pesquisas realizadas, mais de 70% da população brasileira utiliza a rede lotérica e demonstra preferência por esse canal de atendimento.

O processo licitatório ocorre em sistema de concorrência pública na qual podem participar pessoas físicas ou jurídicas que cumprirem os pré-requisitos estipulados no edital.

Os interessados têm o período de 22 a 26 de março, de acordo com o edital, para apresentar os Documentos necessários e uma Proposta de Preço, cujo lance mínimo é de R$ 1 mil, para uma permissão de 120 meses de atuação como empresário lotérico.

A Proposta de Preço e a Documentação deve ser entregue na CAIXA – GILIC / Porto Alegre, situada na Rua dos Andradas, nº 1234, 13º andar, Bloco B, Centro, Porto Alegre/RS, CEP 90.020-008, das 10 às 17 horas.


Comunitária FM 97.9

Frederico Westphalen-RS

NOVAS VIATURAS PARA BM DA REGIÃO

O comandante geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade informou, na manhã desta quarta-feira (24), que Vista Alegre e Planalto serão contemplados com viaturas nas próximas semanas. Trindade destacou que para Planalto será enviada uma pick-up Ford Ranger e para Vista Alegre um veículo Chevrolet Prisma.
Também informou o comandante que está tramitando o pedido de R$ 4,5 mil para a troca do motor de um carro de resgate do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen .

Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

FREDERICO WESTPHALEN COMPLETA 55 ANOS

No próximo domingo o município de Frederico Westphalen estará completando 55 anos de emancipação. O município se consolidou como o pólo-geoeconômico- cultural da região do Médio Alto Uruguai. Para esta data está sendo preparada uma programação especial, com várias atividades que estão sendo organizadas pela Secretaria da Educação e Cultura do município.
A Prefeitura também estará disponibilizando ônibus nos bairros e no interior do município para que as pessoas possam se dirigir até o local das atividades comemorativas que será o calçadão da praça da matriz.

7º COPA AABB COMEMORA 55 ANOS DE FREDERICO WESTPHALEN

No próximo sábado e domingo será realizada a 7ª edição do Campeonato AABB/URI/FW de Voleibol de Areia para ser disputada da Taça 55 Anos do município de Frederico Westphalen. A competição será na sede da AABB. O VII Campeonato AABB/URI de Vôlei de Areia será realizado nas categorias masculino e feminino, iniciando no sábado a partir das 14 horas, quando será realizado o Congresso Técnico do evento, já no domingo os jogos iniciam às 9 horas da manhã. A competição deste ano já tem confirmada a presença de atletas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Serão 16 vagas na categoria masculino e 12 vagas na categoria feminino.

SEMINÁRIO DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA ESTÁ SENDO REALIZADO HOJE

A Secretaria Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território do Médio Alto Uruguai (CODETER), realizará, nesta hoje no Pólo de Modernização Tecnológica, um importante seminário Territorial.
O encontro pretende resgatar as ações realizadas em 2009, apresentá-las e mostrar as possibilidades de ações para 2010. Além disso, o evento contará com a presença do delegado do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário Nilton Pinho de Bem o qual abordará o tema Assistência Técnica e também mostrará a matriz de ações 2010. O evento é voltado a entidades ligadas a agricultura familiar, instituições de ensino, cooperativas, agroindústrias, prefeituras, movimentos sociais entre outras entidades do terrtiório da cidadania Médio Alto Uruguai.

TURISMO REGIONAL


O poder terapêutico das águas minerais e termais, a rota das pedras, a gastronomia, os pontos de religiosidade e a cultura de diferentes colonizações. Todas as preciosidades da região(turismo regional) devem ganhar um novo impulso.É o que pretende a Administração Municipal de Frederico Westphalen.
Na manhã desta segunda-feira, 22, foi confirmada a compra do imóvel localizado às margens da BR 386, em Osvaldo Cruz. A Prefeitura de Frederico Westphalen adquiriu o terreno que pertencia à empresa Oléos Vegetais Taquarussu LTDA. Na área de 488 m² será construído um pórtico que vai servir como um centro de apoio aos turistas que visitarem a região. Após a conclusão da obra, o local que vai servir como uma central de informações, poderá ser doado à Fundação para o Desenvolvimento da Cultura e do Turismo- FUNDECTUR.
O Secretário da Indústria, Comércio e Turismo Elci Pegoraro, destacou a agilidade e a percepção da administração em fechar o negócio, já que se trata de um local apropriado para a construção do pórtico. “Foi um longo tempo de contatos para identificarmos e efetuarmos a compra do imóvel. A Administração não mediu esforços neste sentido, adquirindo o local com um valor compatível aos recursos disponibilizados.”, disse Elci. O secretário avaliou também a representatividade do projeto. Para ele, o pórtico vai ser um salto de qualidade para toda a região. O Prefeito José Alberto Panosso também destacou a importância da iniciativa. “Queremos fortalecer e atrair milhares de turistas a conhecer as potencialidades da nossa região”, avaliou.
As obras de terraplanagem do local devem iniciar em breve. Participaram da reunião em que foi assinada a escritura, o Prefeito Municipal José Alberto Panosso, o Vice, no cargo de Prefeito em exercício Luiz Carlos de Oliveira, o Secretário da Fazenda Adelar Vendruscolo, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Elci Pegoraro, da educação Sirlei Rossoni e da Administração Vilnei Giacomini. Além dos representantes da Prefeitura, estiveram presentes o tabelião Ademir dos Santos, o presidente da Fundectur Laurindo Cantelle, o assessor jurídico da entidade, Paulo Bureseska, além de Ademar João Dalla Nora, representando a empresa vendedora do imóvel.


Comunitária FM 97.9

Frederico Westphalen-RS

VOLTA AS AULAS EM PINHAL

A Administração Municipal, realizou uma reforma em todos os ônibus que levarão os alunos às escolas, fez melhorias nas estradas, bem como definiu o roteiro do transporte escolar, visando economia de gastos com combustível. Também todas as escolas foram estruturadas e preparadas para acolher os alunos e desenvolver um ótimo trabalho educativo.
Em Pinhal o Calendário do Ano Letivo foi elaborado pela SMECD juntamente com a Escola Estadual Ângelo Beltramin, tendo em vista que o mesmo transporte escolar é utilizado pelos alunos da rede municipal e estadual.
E, hoje dia 24/02, os professores de Pinhal participam da palestra com o tema “Profissionalização Docente”, pelo Programa “A União Faz a Vida” no salão de atos da URI em FW.


rádio alegria 88.5
Pinhal-RS

PROGRAMA BALDE EM PINHAL.

No dia 1º de março de 2010, será assinado em Pinhal convênio do Programa Balde Cheio entre a Prefeitura Municipal, Cooper Ideal do Paraná, com o apoio da Embrapa e Emater, quando será definida uma propriedade para servir de sala de aula, onde os grupos de produtores serão orientados através de trabalhos teóricos e práticos que serão aplicados nas demais propriedades. O Programa Balde cheio é uma atividade voltada para a produção de leite.
Em Pinhal, o Médico Veterinário Marcos Felipe Schmidt, será coordenador do programa, que juntamente com os demais técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, dará suporte para as famílias interessadas na atividade. De acordo com o prefeito em exercício, Cleomar Antônio de Bona, a Administração Municipal, dará incentivo e prioridade para o setor leiteiro por entender que esta é uma atividade que agrega renda para a pequena propriedade. Inicialmente serão envolvidas aproximadamente 20 famílias de pequenos produtores de leite ou agricultores interessados em ingressar na atividade leiteira.
O Programa Balde Cheio já existe em outros Estados do Brasil, porém na região o município de Pinhal é pioneiro na implantação do mesmo. Para tanto, foi organizada uma escursão, com 40 pessoas, até o município catarinense de Guaraciaba, onde o Balde Cheio está implantado a 4 anos. Os produtores ficaram entusiasmados com o resultado obtido na propriedade visitada o que os incentivou a aderir ao programa.


RÁDIO ALEGRIA 88.5
PINHAL-RS

PREFEITO EM EXERCÍCIO CLEOMAR A. DE BONA VIAJA ATÉ POA

O prefeito em exercicío Cleomar Antonio de Bona, falou na rádio alegria 88.5 sobre sua viagem a POA realizada ontem terça feira 23 de fevereiro.
o prefeito esteve em várias secretárias do estado, entre elas na secretária da habitação solicitando recursos para o programa PSH no valor de 90 mil reais para beneficiar 30 famílias em mais um programa de habitação.
Na secretária da agricultura para acompanhar projetos de geração de renda da Consulta popular 2008/2009 e 2009 para 2010.
Secretária da irrigação, entregando projetos de micro açudes onde deverá se beneficiar 25 famílias no ano de 2010. e também esteve na secretária da Cultura gestionando recursos para programação em comemoração a semana do muncipio que acontece no fim do mês de abril. Na oportunidade o prefeito entregou um convite para a governadora do estado Yeda Crussius para que ela participe do dia da mulher aqui em Pinhal no dia 13 de março.


rádio comunitária alegria 88.5 fm
Pinhal- RS

Concurso do IBGE

Estarão abertas as inscrições para o concurso do IBGE do dia 26 de fevereiro a 19 de março de 2010. Para Caiçara estão sendo disponibilizadas 10 vagas de recenseador. As inscrições poderão ser feitas na Agência do Correio em Caiçara com uma taxa de inscrição no valor de R$ 18,00. Mais informações pelo fone 55-3738-1233.

Rádio Comunitária Caiçara 89.9FM

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MUNICIPIOS MOBILIZADOS POR ASFALTO.


Cerro Grande, Jaboticaba e Lajeado do Bugre se mobilizam por asfalto.

O deputado Gilmar Sossella estimula a mobilização de lideranças do interior para que todos os municípios sem asfalto sejam contemplados com obras de pavimentação asfáltica em seus acessos. Presente nesta segunda-feira (22) em Cerro Grande, município da região da Amzop, Sossella sugeriu a criação da Comissão Pró-RS 325. A iniciativa visa sensibilizar o governo estadual a autorizar o início da obra que, segundo o líder municipalista, será um marco do desenvolvimento da região do Médio Alto Uruguai.
Reunido na Câmara de Vereadores com prefeitos, vereadores, sindicalistas, líderes empresariais e comunitários, Sossella expôs o empenho do Parlamento gaúcho que aprovou emenda que destina R$700 milhões para obras de construção e restauração de rodovias.
Por sugestão das lideranças, a Comissão Pró-RS 325 está assim constituída:
Deputados
Gilmar Sossella (PDT), Silvana Covatti (PP), Gilberto Capoani (PMDB), Giovani Cherini (PDT) e Jerônimo Goergen (PP).
Prefeitos
Valmor José de Carli (PP - Cerro Grande); Olnei Pietrobelli (PDT- Lajeado do Bugre ); Wanderli Molinari e Silva (PDT-Jaboticaba)
Vice-prefeitos
Alcione Moi (PTB – Cerro Grande)
Paulo Sergio Magalhães (PDT - Jaboticaba)
Vilmar Santos da Silva (PT)
Vereadores, presidentes de partido, sindicalistas, representantes da Creluz, Cotrisal, Crehnor, Sicredi, Emater, escolas e empresários. Entre as ações estabelecidas pelos integrantes da Comissão está a realização de uma audiência na Casa Civil em data a ser marcada para os próximos dias.
RADIO NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS.
Antonio José Grzybovski

94ª ZONA ELEITORAL TEM NOVO JUIZ


Desde o dia primeiro de fevereiro o Juizado Eleitoral da 94ª Zona Eleitoral – com sede em Frederico Westphalen – está sob responsabilidade do Juiz de Direito Régis Adriano Vanzin. Na Comarca de Frederico Westphalen existe um revezamento entre os dois Juízes Estaduais, cada um é Juiz Eleitoral durante um período de dois anos. O Dr. Régis permanecerá como Juiz Eleitoral até janeiro de 2012.
Em 2010 ocorrem eleições em âmbito estadual e federal. Segundo Juiz Eleitoral Dr. Régis Adriano Vanzin, os critérios que são adotados para as eleições municipais são os mesmos para as eleições estaduais e federais. “Permanecem as mesmas regras. A única diferença é que eventuais impugnações, eventuais ocorrências durante a eleição não são apreciadas diretamente pelo Juiz da Zona Eleitoral, como acontecem nas municipais, essas questões são encaminhadas pelo Juiz Eleitoral e o julgamento fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre”, afirma Dr. Régis.
Neste ano, a 94ª Zona Eleitoral foi ampliada com a inclusão do município de Iraí. Conforme o Juiz Eleitoral Dr. Régis “aumentou o número de municípios que pertence à zona eleitoral e ao invés de ter um incremento no número de servidores houve uma diminuição”. Agora a 94ª Zona Eleitoral é composta por oito municípios: Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Caiçara, Vicente Dutra, Frederico Westphalen e Iraí.
Outra mudança é o novo endereço do Cartório Eleitoral da 94ª zona, que agora encontra-se na rua Tenente Lira nº 986, Centro. Nesse mês de fevereiro o Cartório Eleitoral possui horário de atendimento especial das 13 às 19h. A partir de março, o atendimento ao público volta ao horário normal das 12h às 19h.


Comunitária FM 97.9

Frederico Westphalen-RS

3ª VARA JUDICIAL EM FW

O projeto que cria a 3ª Vara Judicial na Comarca de FredericoWestphalen deve entrar na pauta de votação da Assembleia Legislativana próxima semana. A definição ocorreu na reunião de líderes nesta terça-feira (23).
O Projeto foi aprovado dia 13 de outubro de 2009, na Comissão de Constituição de Justiça da Assembléia Legislativa.
Com a 3ª Vara, além de outros benefícios para a região,serão criados na comarca uma vaga para escrivão, oficial ajudante, oficial escrevente, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de juiz, assessor de juiz de Direito e outras oito vagas para oficial escrevente.

FINAL DO 1º TURNO DO GAUCHÃO NAS COMUNITÁRIAS


Colegas das Rádios Comunitárias!!!!


Domingo, dia 28 de Fevereiro, a equipe esportiva da Comunitária FM 97.9 - Frederico Westphalen, estará transmitindo a final da Taça Fernando Carvalho-1º Turno do Campeonato Gaúcho, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

O Jogo começa às 17:00 horas, mas a nossa pré jornada começa às 15:30 horas.

As emissoras parceiras poderão retransmitir, se desejarem. Basta acessar o nosso site: http://www.comunitária.com.br/.

Se nos comunicarem até sexta-feira, vamos citar durante a transmissão o nome das rádios que estão retransmitindo.


Abraços!!


Comunitária 97.9 FM

Frederico Westphalen-RS

FORUM SOCIAL MISSÕES


Delegações do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estão mobilizadas para o Encontro da Marcha Mundial de Mulheres, que acontece no Fórum Social Missões, no dia 20 de março, no campus da URI, em Santo Ângelo. Para esta que é a terceira edição do evento, o movimento está organizando uma programação especial com conferências e debates, sob o ponto de vista de gênero, além de apresentações culturais.Pela manhã, a MMM integra-se às atividades do Fórum. Às 13h, as mulheres reúnem-se no gramado do campus da universidade para coser a tradicional colcha de retalhos, que é símbolo da Marcha Mundial.Às 13h30, as presidentas da CUT Missões, profª. Giselda Diesel; dos Sindicatos dos Comerciários de Ijuí, Rosane Simon e do CPERS, profª. Rejane de Oliveira; além das representantes da Fetag, Elisete Hintz; e do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Isaura Isabel Conte, dão seguimento à programação. Elas serão painelistas na conferência que é tema central da MMM nesta edição do Fórum missioneiro: "O poder das mulheres: Marchando pela soberania”. Às 15h, é a vez do grupo teatral A Turma do Dionísio tomar a frente. Para contribuir com os debates das temáticas da Marcha, o grupo apresenta a peça “Andarilhos”, que trata de liberdade, igualdade e amor. O espetáculo de atores e bonecos é uma comédia para adultos sobre as diferenças culturais entre uma mulher, um soldado e um índio que se encontram na Marcha da Coluna Prestes. Entre a conferência e o espetáculo, deverão ocorrer ainda apresentações de músicos e declamação de poesias com artistas locais. O encerramento oficial do Encontro será às 17h.
Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen-RS

TRÂNSITO PESADO NO CENTRO DA CIDADE ERVALSEQUENSE.


TRÂNSITO PESADO NO CENTRO DA CIDADE: EXISTE SOLUÇÃO?

Para a entrega de encomendas nas empresas do município de Erval Seco, os fornecedores seguidamente cumprem os pedidos se utilizando de meios de transporte inadequados ao trânsito das cidades: veículos longos e pesados. Estes veículos além de desorganizarem o trânsito, danificam o piso asfáltico das avenidas: prejuízo aos cofres públicos e dos motoristas, que vêem as avenidas se desmanchando e formando crateras.
As empresas instaladas em nosso município não podem arcar com as despesas de solicitar um veículo menor, e os fornecedores alegam que não podem garantir os preços de determinados produtos se houver a necessidade da utilização de outro transporte.
Por enquanto, a solução é conviver com harmonia e bom senso e aguardar uma solução.


RADIO NATIVA FM - plf

ERVAL SECO RS

Eduardo Wagner

Casos de dengue em Ijuí mobiliza 19ª CRS de Saúde de FW

O anúncio feito pela Secretaria Estadual da Saúde de que haveria um inicio de surto de dengue no município de Ijuí, região Noroeste do Estado, mobilizou também as regionais de saúde. No caso da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS), com sede em Frederico Westphalen, estão sendo montadas estratégias para intensificar o trabalho junto aos agentes de saúde nos 28 municípios da regional.



De acordo com o Delegado da 19ª CRS, Fernando Panosso, será montada frentes de apoio aos agentes de saúde, principalmente nos municípios mais próximos a Ijuí, no caso de Três Passos e outros municípios da região Celeiro. ‘“Equipes de campo deverão intensificar o trabalho, e se for necessário, mais pessoas poderão ser qualificadas para atuarem como agentes”

Rádio Comunitária Caiçara 89.9FM

PALESTRA EM ABETURA DO ANO LETIVO EM PINHAL!

ontem teve abertura do ano letivo nas escolas estaduais e municipais, entre as programações esteve palestrando para os pais a psicóloga Liziane Daris que trabalhou sobre o tema limites na infância, a palestra aconteceu no auditório da prefeitura de Pinhal ontem as 14h.
também a secretária da educação Dolores Tres Junges enfatizou sobre a importância do acompanhamento dos pais durante a ano letivo, assim dando inicio as atividades.



rádio comunitária alegria 88.5- Pinhal RS
Chana Francini Beltramin

TOMA POSSE NOVO PADRE NA PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA DE TRÊS PALMEIRAS.

Pe. Ivair Tonin tomou posse neste domingo dia 21 de fevereiro da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Três palmeiras, na ocasião o bispo da diocese de Frederico Wesphalen realizou a santa missa de posse do novo padre e também a despedida do padre Vilmar que por 9 anos atendeu nossa comunidade juntamente com a paróquia de Trindade do Sul, sendo que agora o padre Vilmar se dedicará apenas a paróquia de Trindade do Sul.
A missa de posse do novo padre também marcou a estréia da Radio Comunitária Liberdade na transmissão da missa, que possivelmente acontecerá todos os domingos.
Após a missa houve uma confraternização, com um almoço no salão paroquial, onde teve boa participação da comunidade.
Por:
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM 104,9
TRÊS PALMEIRAS RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS REALIZA DEDETIZAÇÃO DE REDE DE ESGOTO PLUVIAL.

Na ultima sexta-feira foi realizada a dedetização. Das galerias subterrâneas da rede de esgoto pluvial da sede do município, o trabalho foi realizado por empresa especializada no assunto, com o objetivo de combater insetos nocivos à saúde humana como mosquitos e baratas que se proliferavam nestes locais.
Na ocasião foi realizado o serviço de bloqueio com filme plástico e areia das bocas de lobo e posteriormente a injeção de fumaça tóxica nas galerias, com equipamento apropriado para o trabalho.
A ação vem ao encontro da comunidade já que surgiam varias reclamações com relação à infestação de insetos que se reproduziam nas galerias e posteriormente migrava para o interior das residências criando transtornos a população.
Por:
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM 104,9
TRÊS PALMEIRAS RS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

COMUNICADO AS EMISSORAS COMUNITÁRIAS

Para melhorar a troca de noticias entre as emissoras que fazem parte do BLOG, é importante que cada uma coloque sua identificação ao final de cada noticia, conforme combinado.
Um forte abraços , e um ótimo trabalho a todos.

NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS
www.ervalseco.com

COMEÇA O ANO LETIVO EM ERVAL SECO.




SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PALESTRA NA ABERTURA DO ANO LETIVO

A Secretaria Municipal de Educação , Cultura, Desporto e Turismo de Erval Seco, ofereceu uma palestra aos professores da rede municipal e estadual de ensino, marcando o início do ano letivo 2010. A palestra foi ministrada pelo professor e escritor Jaime Claudino Folle, com o tema “Visão de Futuro e Nossos Medos”.
O evento aconteceu dia 18 (quinta) na Câmara de Vereadores, e, além dos professores e diretores, compareceram secretários municipais e o Prefeito Gilmar Leschewitz. Na ocasião a Secretária Municipal de Educação, Delci Rosani Wagner Morais, relatou que foram realizados reparos, organização e limpeza das escolas; e a manutenção dos veículos do transporte, visando dar plenas condições a comunidade escolar no retorno as aulas.




RADIO NATIVA FM - plf

ERVAL SECO-RS

Eduardo Wagner



ACIDENTE NA BR 386 VITIMA POLICIAL CIVIL DE FREDERICO

Um acidente de trânsito na BR 386, Km 29 na madrugada de sábado, vitimou o policial civil, Cássio Machado da Silva, quarenta e cinco anos. O automóvel conduzido por Cássio saiu da pista e capotou. Machado morreu no local. Os quatro jovens que viajavam com ele, dois de 17 anos e dois de 18 anos tiveram ferimentos leves. Dois deles foram medicados no Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen, com fraturas. Havia 10 anos que Machado estava lotado na DP de Frederico Westphalen. Poeta, ele havia publicado dois livros, atualmente presidindo a Academia de escritores da cidade.
Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

SICREDI REALIZA TRABALHOS NA REGIÃO

Os conselheiros e executivos da SICREDI Alto Uruguai estão realizando intensos trabalhos essa semana em nossa região. Mesmo com o processo assemblear sendo realizado em todos os municípios da área de atuação da cooperativa, os gerentes estarão reunidos em dois momentos para realizar sua reunião mensal, um deles amanhã aqui em Frederico e outro, quarta feira, em Rodeio Bonito. Durante as reuniões regionalizadas são apresentados os resultados obtidos durante o mês, traçados os objetivos para o próximo período, além de ser um momento para a troca de experiência entre os gestores.

Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

MP anula Concurso Público da Prefeitura de São José das Missões

O Ministério Público de Palmeira das Missões-RS está com ação Civil Pública para anular o Concurso Público Municipal realizado pela Prefeitura de São José das Missões em 28/08/2009 em face de denuncia de dois Vereadores que antes mesmo da realização do certame protocolou o nome de 22 candidatos que seriam aprovados no mesmo e, quando da publicação dos aprovados verificou-se a classificação de 20 da relação fornecida ao Ministério Público. Além disso, fazia parte da denuncia que os 20 aprovados tinham ligações partidárias ou de parentesco com a administração municipal. Segundo o MP, houve "fortes indícios de inidoneidade no Concurso e consequente violação aos princípio de atuação da Administração Pública. E, como existe o perigo na demora do pronunciamento final por parte da Justiça, em razão da anulação do Concurso, corre o risco de muitos aprovados serem empossados. Foi procurada a Administração para se pronunciar sobre o assunto e a resposta foi de aguardar o pronunciamento da Lei.
Rádio De Vanguarda FM- 98.7
São José das Missões

CIRCUITO SESC DE VERÃO EM CAIÇARA


No dia de ontem, 21 de fevereiro, foi realizado no município de Caiçara, o Circuito SESC de Verão, numa parceria entre a Administração Municipal - através do Departamento de Esportes e CMD - e Serviço Social do Comércio (SESC), nas modalidades de vôlei de areia, futevôlei e futebol de areia.
O evento contou com a participação de cerca de 20 equipes, nas quais os campeões representarão o município de Caiçara na grande final que acontece nos dias 06 e 07 de março na cidade de Torres/RS.

RADIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS PARTICIPA DE REUNIÃO DA ABRAÇO EM PINHAL RS.


Aconteceu no ultimo sábado dia 20 de fevereiro de 2010, no município de Pinhal na sede da FUNDELUZ importante reunião das emissoras de Rádio Comunitárias da região Frederico Westphalem/ Palmeira das Missões filiadas a ABRAÇO RS.

Na ocasião o Coordenador regional da ABRAÇO, Véio relatou sua participação na CONFECOM em BRASILIA DF. Também foi debatido diversos temas comuns as emissoras de nossa região, definindo posições a serem tomadas visando qualificar o trabalho das emissoras, para melhor informar os seus ouvintes e a comunidade.

Outro ponto importante debatido foi a formação da rede de emissoras comunitárias que deverá ser mais usado visando que a informação regional circule rapidamente chegando a todos os municípios da região.

A RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS, se fez presente com seu Presidente Eloidemar e o Coordenador do Conselho Comunitário Paulo Farias Pires e as Comunicadoras Everlaine dos Santos e Adriana Friedrich.
Por:
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM 104,9
TRÊS PALMEIRAS RS
DEFINIDA DATA PARA FESTA DO LEITÃO NO ROLETE EM PINHAL!
aciaspi promove a oitava festa do leitão no rolete no município de Pinhal no dia oito de maio no ginásio municipal de esportes, após o jantar haverá show e baile com artistas da região.
este já é o oitavo ano consecutivo que é realizada a festa do leitão em Pinhal, promoção da Aci e seus associados, juntamente com a prefeitura municipal de Pinahl e canmara de vereadores!
o sindicato dos trabalhadores rurais de Pinhal, juntamente com os sindicatos de Novo Tiradentes, Rodeio Bonito, Cristal do Sul, Emater e a prefeitura de Pinhal, convidam a comunidade regional paraparticipar da festa em comemoração ao dia internacional da mulher a se realizar no dia 13 de março de 2010 com inicio as 8:30 nem Pinhal na sede FUndaluz.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ESCOLHA DAS SOBERANAS DA EXPOCAIÇARA ACONTECE NESTE DIA 06 DE MARÇO


Acontece neste dia 06 de março, às 20 horas, no Ginásio Paroquial de Caiçara, a escolha das soberanas da EXPOCAIÇARA 2010, num jantar de glamour e requinte para a sociedade caiçarense e regional. O evento destacará a beleza e desenvoltura comunicativa da mulher caiçarense, que divulgarão a nível regional e estadual a feira e as potencialidades do município de Caiçara.

Os ingressos-convites já estão a disposição com a Comissão Organizadora da feira e estão sendo comercializados no valor de R$ 15,00. O jantar de escolha das soberanas é uma realização da Administração Municipal de Caiçara, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Caiçara (ACIC), EMATER, Rádio Comunitária Caiçara 89.9 FM, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caiçara e Associação dos Produtores de Leite de Caiçara (APLC) e Associação dos Motoristas de Caiçara (AMC).

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010



Na última quarta feira dia 11 de Fevereiro, a Agência dos Correios de Erval Seco sofreu um assalto. Conforme informações da Brigada Militar, dois indivíduos usando capacetes e armados invadiram o local e levaram aproximadamente (1.500,00) Hum mil e quinhentos reais, que estavam no caixa. A polícia foi acionada imediatamente, mas os elementos fugiram rapidamente do local sem deixar pistas. A polícia civil está investigando o caso, conforme informações da equipe comandada pela delegada Aline.

RADIO NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS.
www.ervalseco.com

- JORNAL O ESPECIAL.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BRIGADA MILITAR DE ERVAL SECO PARTICIPA DO PROJETO POLÍCIA CIDADÃ.


Na tarde de terça 09/02 aconteceu uma reunião na sede da Brigada Militar de Erval Seco referente ao projeto Polícia Cidadã, projeto que une a policia ao cidadão comum, e trás uma participação mais efetiva do policiamento na sociedade, defendendo a idéia de que o policial civil ou militar é, antes de tudo, um cidadão. Como qualquer um, seu cotidiano é feito de relações pessoais, afetos e desavenças, esperanças, angústias e contas a pagar.
As condições de trabalho destes servidores estão a exigir uma atenção especial dos governos e da sociedade. Expostos a uma rotina marcada pelas mais árduas, convivendo, de uma forma ou de outra, com o frágil equilíbrio entre a vida e a morte;
Na reunião foi tratado de vários assuntos, foi debatida a falta de policiamento nas ruas e a explicação por parte de nossas autoridades, no que diz respeito a horas trabalhadas pela falta de efetivos em serviço.
Houve um pedido por parte dos participantes da reunião, particularmente dos gerentes do Banco do Brasil e do Banrisul, para uma patrulha um pouco mais rígida durante o horário de abertura e fechamento das agências bancarias do município, para prevenção.
Mas infelizmente para nosso município a solução não sai daqui, ela vem de fora, trata-se de uma das atribuições essenciais do Estado, em trazer mais policiais para assim manter a ordem e a segurança de nossa comunidade. Outro ponto que precisa ser salientado é uma ampla cobrança das autoridades do Município, junto ao governo do estado para que se tenha mais policiais a disposição da comunidade, e assim ter uma segurança mais efetiva.

FONTE O ESPECIAL ON LINE

RADIO NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS
www.ervalseco.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

GOVERNADORA AUTORIZA CONSTRUÇÕES DE GINÁSIOS DE ESPORTES NO RS.


Governo autoriza início das obras em ginásios do Programa de Prevenção à Violência.
A governadora Yeda Crusius autoriza, a partir desta terça-feira (9), o início das obras de sete dos 14 complexos esportivos integrantes do Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Estruturante Nossas Cidades.
Pela manhã, será a vez de a Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança, do município de Montenegro, ser autorizada a começar as obras. No período da tarde, às 15h, a liberação ocorre em Santa Cruz do Sul, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Esperança. As ordens serão assinadas, em nome do governo do Estado, pelo secretário das Obras Públicas, José Carlos Breda.
A Secretaria de Estado das Obras Públicas (SOP) foi responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares dos 14 ginásios que serão construídos nos 14 municípios gaúchos abrangidos pelo programa. Em áreas de 955,90 m2, serão construídas quadras cobertas com arquibancadas, quatro salas de atividades múltiplas, palcos, sanitários e vestiários, que estarão disponíveis integralmente às comunidades, inclusive aos finais de semana. O valor investido na construção de cada ginásio é de R$ 550 mil.
Os municípios contemplados são Esteio, Canoas, Alvorada, Novo Hamburgo, Montenegro, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz, Torres, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Passo Fundo.
Programa de Prevenção à Violência
O projeto do PPV beneficia bairros carentes das cidades contempladas, por apresentarem altos índices de violência, e busca integrar jovens das comunidades em projetos socioeducativos e culturais, através da prática de esportes, aliada às melhorias das estruturas de lazer, saúde e segurança. Através dessa política pública, com gestão integrada e articulada, principalmente com os municípios, e ainda focalizada nas comunidades de maior risco, o Estado pretende contribuir para a redução dos índices de violência.

Fonte: Portal do Governo do RS
RADIO NATIVA FM - plf
ERVAL SECO RS.
www.ervalseco.com

GILMAR SOSSELLA ACREDITA NO SUCESSO NA EXPODIRETO 2010.


Presente em Carazinho nesta segunda-feira (8) onde se realizou o lançamento da Expodireto 2010, o deputado Gilmar Sossella se mostra otimista com o sucesso da 11ª edição dessa importante feira do agronegócio brasileiro. A expectativa do parlamentar está voltada para o sucesso de público – 163 mil visitantes em 2009-, volume de negócios, e para os fóruns de discussões e debates sobre agroindústria, produção de milho, soja, leite e suinocultura.

“O mercado do agronegócio está eufórico com a expectativa de uma supersafra de grãos. A Expodireto 2010 deverá servir de parâmetro para equacionar o custo e o volume da produção. É preciso definir políticas de armazenagem e de preços mínimos para garantir renda ao homem do campo”, afirma o deputado Gilmar Sossella.

Líder municipalista identificado com questões ligadas ao setor agrícola, o deputado Gilmar Sossella acompanhou o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Giovani Cherini, no jantar oferecido para autoridades e imprensa no Grêmio Aquático Carazinhense. Ao falar com prefeitos, vereadores e lideranças de diversos setores do Estado, Sossella confirmou que estará presente em Não-Me-Toque entre 15 e 19 de março, período em que será realizada a Expodireto 2010.

“Estaremos na Expodireto para conhecer novas tecnologias e discutir políticas de incentivo para o setor do agronegócio”, antecipa o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente deputado Gilmar Sossella.

fonte
gab.gilmarsossela@.rs.gov.br

RADIO NATIVA FM - plf
Erval Seco rs.
www.ervalseco.com

LANÇAMENTO DA REDE RECOSOL ACONTECE DIA 23 NA RUA DOS ARCOS

O Programa Redes de Cooperação, criado por meio da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais- SEDAI, irá ser lançada no próximo dia 23 em Frederico Westphalen, a Rede Recosol, Rede de Cooperativas de Agroindústria da Agricultura Familiar do Médio Alto Uruguai. Na oportunidade será inaugurada também, a 1º Central de Comercialização dos produtos agro industrializados.

A Rede Recosol, constituída em 13 de março, conta com 17 cooperativas, mais de 70 agroindústrias e aproximadamente 3 mil produtores rurais. Na última sexta-feira, 05, em reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, estrutura, atividades, entre outros assuntos relacionados ao evento, foram discutidos pelos responsáveis.

A Recosol vai beneficiar centenas de agricultores familiares que dependem da inspeção sanitária para vender seus produtos em outros municípios, mas fundamentalmente, será um incentivo e uma importante valorização aos produtores.
A Prefeitura é responsável por toda a estrutura do local, na Rua dos Arcos, onde o evento será realizado a partir das 18 horas. O lançamento da Rede Recosol faz parte da programação de aniversário do Município.



Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

TAQUARUÇU DO SUL ASSINA 5 IMPORTANTES CONVÊNIOS

O Prefeito Mauro e o Vice Aristides, assinaram na Caixa Econômica Federal de Frederico Westphalen cinco convênios firmados entre o Município, Caixa e Ministérios do Turismo, Esporte e Agricultura.
Foram assinados os convênios com o Ministério do Esporte, o qual repassará ao Município o valor R$ 200.900,00, para serem utilizados na reforma do ginásio municipal de esportes e o valor de R$ 97.500,00, para a reforma do Ginásio de Esportes da Linha Novo Sobradinho.
Com o Ministério do Turismo foram assinados os convênios para a construção de calçamento em parte das ruas Leontina Garcia, Ipiranga e Padre Anchieta, no valor de R$ 97.500,00 e o valor de R$ 243.500,00 para a construção de calçamento na Linha Sete de Setembro, no acesso da RST 472 em direção ao CESNORS/UFSM/CAFW.

Já com o Ministério da Agricultura, o Município conveniou para a aquisição de um trator agrícola, o qual será transferido para uma das patrulhas agrícolas municipais, cujo valor a ser repassado é de R$ 97.500,00.
Os valores referentes a estes convênios haviam sido empenhados ainda no final do ano de 2009, sendo que as obras e aquisições deverão ser iniciadas tão logo sejam concluídos os processos licitatórios, que deverão iniciar a partir do mês de março.



Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

IBGE ABRE 165 VAGAS PARA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA AGÊNCIA DE FREDERICO WESTPHALEN

A CESGRANRIO, organizadora do Processo Seletivo Simplificado para Recenseadores do Censo 2010 disponibilizou ontem o quadro de vagas e pólos de provas do IBGE.

São mais de 190 mil vagas, distribuídas em todos os municípios do país. As inscrições iniciam no dia 26 e encerram no dia 19 de março nos CORREIOS, prosseguindo até 04 de abril na internet, através do site da CESGRANRIO.
Quem for realizar a inscrição nos postos de inscrição dos Correios, deve fazer no posto do município para o qual pretende concorrer, enquanto que aqueles que fizerem a inscrição pela internet devem no momento da inscrição indicar o município/área de trabalho para qual pretendem concorrer.
A taxa de inscrição é de R$18,00. Na área de abrangência da agência do IBGE em Frederico Westphalen são 165 vagas. Existem para o município de Seberi 19 vagas. Rodeio Bonito 7; Município de Taquaruçu do Sul 5; Cristal do Sul 6 vagas; Vista Alegre 6; Irai 12; Alpestre 15 vagas; Ametista do Sul 9; Caiçara 11 vagas de recenseadores; Frederico Westphalen 19 vagas; Palmitinho 12; Pinheirinho do Vale 8; Planalto 15 e Vicente Dutra 11 vagas.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BATALHÃO AMBIENTAL DE NONOAI RECEBE BARCO PARA FISCALIZAR LAGO DA HIDRELÉTRICA DE MONJOLINHO

O 3 Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Nonoai recebeu, na última quinta-feira, um barco para as ações de fiscalização na área do reservatório da Hidrelétrica Monjolinho (Monel). A cerimônia foi realizada na casa de força da usina. No mesmo dia, a Monel inaugurou a nova ala do Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente Adílio Daronchi (Cemacaad).

A embarcação, de R$ 50 mil, deverá auxiliar no patrulhamento da área do reservatório, garantindo a preservação do entorno e a qualidade da água. Com a implantação da Monjolinho, em setembro de 2009, surgiu um novo cenário ambiental das águas e das áreas do entorno do reservatório. Trata-se de um lago de 546 hectares que abrange as cidades de Nonoai, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul e Benjamim Constant do Sul. O reservatório tem condições de navegabilidade plena e cria o patrulhamento do lago como nova área de ação para a BM local.



Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

PINHAL ASSINA CONVÊNIOS TOTALIZANDO MAIS DE 1 MILHÃO E CEM MIL REAIS

Foram assinados no município de Pinhal 7 convênios entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Os sete convênios totalizam R$ 1.144,250,00 e mais a contrapartida R$ 91.954,00.São recursos de emendas parlamentares nas áreas de geração de renda, saúde, esporte e lazer, abatedouro municipal e construção de moradias. O prefeito de Pinhal disse que os recursos federais irão garantir maior desenvolvimento do município em diversas áreas.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

ASFALTAMENTO DA ERS 325 EM LAJEADO DO BUGRE SERÁ FEITO AINDA EM 2010

Lajeado do Bugre deve ver iniciadas ainda neste ano duas obras de asfaltamento. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está repactuados os contratos com as empresas responsáveis pelos trechos da ERS 325 entre Lajeado do Bugre e Cerro Grande (quatro quilômetros) e entre o município e a BR 386 (17 quilômetros). A informação foi confirmada na ultima quinta feira aos vereadores Osmar Paim Lencina (PP) e Everaldo de Morais da Silva (PMDB), que reuniram-se com parlamentares em Porto Alegre.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

PREFEITO DE VISTA ALEGRE É ABSOLVIDO DE DENÚNCIA

O prefeito de Vista Alegre, Roberto Albarello, e o vice, Cleber Alcindo Albarello, foram absolvidos da denúncia de captação ilícita de votos. O julgamento ocorreu Na última quinta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre. A decisão foi tomada por unanimidade (seis votos). No ano passado, os candidatos eleitos já haviam sido absolvido em primeira instância. Representaram o prefeito e o vice de Vista Alegre os advogados Sidnei Barbieri e Cláudio Luiz Bortoluzzi.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

TACHÕES SÃO RETIRADOS DAS RUAS DE FREDERICO

O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, realizou na última, a retirada dos tachões das ruas de nosso município. Dos 12 pontos da cidade, onde eles estavam implantados, 9 foram retirados. Os tachões localizados nas ruas Tenente Portela e na Rua Monsenhor Victor Batistela, ambos próximos à Dismáquinas, além dos tachões da Rua Presidente Kennedy, quase esquina com a Miguel Couto, não foram retirados neste primeiro momento, por motivo de segurança.

Segundo o chefe do Departamento de Trânsito, Hemerson Zanon, estes locais são os mais críticos da cidade, com maior fluxo de veículos e que já registraram vários acidentes, inclusive com mortes. Segundo Zanon eles só serão retirados quando for autorizada a construção das pistas de desnível, que devem ser implantadas em um prazo de 45 dias.

Além dos novos redutores de velocidade, semelhantes aos já construídos na Rua Maurício Cardoso e que servem também como faixa de segurança e passagem para deficientes físicos, o Departamento de Trânsito vai realizar outras mudanças significativas em Frederico Westphalen. Estacionamento oblíquo e alteração em algumas ruas, que passam a ser vias de mão única, serão algumas das alterações.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PROPRIETÁRIOS DE PLANALTO QUEREM INDENIZAÇÃO POR TERRAS REPASSADAS A INDÍGENAS

A desapropriação de terras de pequenos agricultores do Norte do Estado para a comunidade indígena, ocorrida há mais de dez anos, ainda causa transtornos para os antigos proprietários das terras. Isto porque, embora tenham recebido da Funai os valores correspondentes às benfeitorias, ainda aguardam o montante que deveriam ter sidos repassados pelo Governo do Estado. Somente em Planalto, são 38 as famílias que ainda não foram indenizadas.

Ontem quinta-feira, estiveram reunidos no gabinete do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, o prefeito de Planalto Antônio Scaravonatto, o presidente municipal e regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), João Kosvoski, e os ex-proprietários, que ainda aguardam o recebimento da parte do Estado, Leoveraldo Caurio e Germano Eugênio Adreola.

Essa situação se estende a outros municípios gaúchos, como é o caso de Constantina, Engenho Velho e Ronda Alta. Onde que agricultores também aguardam o recebimento por parte do estado, referente às desapropriações. O secretário, solicitou ao Departamento Agrário quais dessas famílias estão em condições de receber a indenização e, posteriormente, entrará em contato com a Secretaria da Fazenda. A estimativa é de que somente para os agricultores de Planalto o Governo deva entre R$ 500 mil e R$ 800 mil.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

INCÊNDIO DESTRÓI PARTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE AMETISTA DO SUL

Um incêndio destruiu parte da casa da Família, localizada no centro do Município de Ametista do Sul. O Fogo começou por volta das 11h45min de ontem na parte da frente do prédio, que abriga a Secretaria da Educação do município, também o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As chamas logo se alastraram para demais salas do prédio ameaçando toda a estrutura.

Graças à ação rápida de populares foi possível salvar a maioria dos objetos do interior do prédio, entre eles computadores, moveis, eletrodomésticos e os arquivos da secretaria da educação. Antes mesmo da chegada do corpo de bombeiros moradores e demais pessoas que estavam nas proximidades já haviam controlado as chamas. O incêndio destruiu toda a parte da frente do prédio o CRAS. A causa provável do incêndio teria sido a explosão de um botijão de gás. Ninguém se feriu.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br