Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PRODUTORES DE CAIÇARA VISITAM ALPESTRE

Um grupo de produtores, técnicos e agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura de Caiçara estiveram no dia 22 de dezembro, visitando produtores de uva e vinho no município de Alpestre.

O objetivo da visita foi conhecer os parreirais em produção, manejo, variedades e comercialização. A primeira visita ocorreu na Comunidade de Linha Cabreúvas, onde foram recebidos pelo Secretário da Agricultura de Alpestre, pelo técnico da Emater e pelo produtor. Este fez um relato da atividade, como e porque optou pela vinicultura, as dificuldades enfrentadas, as soluções e o sucesso atual.

Foram visitados vários pomares de diferentes variedades, épocas de produção e finalidade, mesa, vinho ou suco, bem como o sistema de comercialização, sendo parte local e também levada para os centros consumidores maiores. Dentre as cultivares plantadas destacam-se: Vênus, Niágara Branca e Rosada, Bordeaux, Rúbia, Seiber, Seive Villar, Lorena, Bonanza, Moscato entre outras.

A produtividade alcançada nesta safra é uma das melhores na história da atividade na região e a cada ano os produtores vão se tecnificando e melhorando a estrutura e investindo mais na atividade.

Ficou bem nítido e apresentado ao grupo de visitantes, o crescimento econômico e social de quem investiu na vinicultura, pois na maioria dos casos, esta foi a alternativa de manter a família no meio rural e principalmente segurar os jovens no campo.

O grupo retornou entusiasmado em começar alguns projetos em Caiçara, pois as condições de clima, solo, e recursos humanos são muito parecidos, podendo-se ter sucesso nesta atividade, tanto quanto em Alpestre, precisando apenas de pessoas que acreditem e se dediquem com afinco e principalmente, sigam as orientações técnicas prestadas.


RÁDIO COMUNITARIA 89.9FM CAIÇARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário