Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SEGUNDA SUÍNO-FEST É NESSE FINAL DE SEMANA

A associação dos suinocultores de Frederico Westphalen e a comunidade da Linha São José, realizam neste domingo dia 28 de novembro, no ginásio do São José a segunda edição da Suíno-Fest. Festa que é organizada para um público estimado de 1.500 pessoas.

A partir das 10 horas serão servidos frios e derivados de carne suína, as 12 horas será servido Leitão Pizza, leitão no rolete, arroz São José, saladas, cucas e pães. Após o almoço haverá reunião dançante durante a tarde.
O concentrando numero de produtores de suínos em especial em algumas comunidades da nossa cidade chega há 71 suinocultores, sendo abatidos anualmente aproximadamente 108.000 mil animais, gerando uma receita anual de R$ 31.791.085,00 sendo responsável por 48,86% de toda a receita proveniente do setor agropecuário do município, segundo dados de 2008.

De acordo com o presidente da associação dos suinocultores Vitalino Píton, a atual situação dos produtores é favorável, ele destaca que a pos a crise os produtores estão otimistas.

Durante esse ano de 2010, uma polemica em torno da cadeia produtiva do suínos repercutiu em nossa cidade. A exemplo do rateio do ICMS do leite, ao municípios que entregam o produto a Nestle de Palmeira das Missões, a AMZOP iniciou uma discussão em torno da divisão do ICMS dos suínos aos municípios que entregam animais para o frigorífico de nossa cidade.

Sobre esse assunto Piton comentou a posição da associação sobre o assunto. Segundo ele quando o frigorífico estava fechado, os prefeitos de outros municípios não se mobilizaram para a reabertura, e no entanto agora que o setor esta numa boa fase há o interresse.

Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário