Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SAMU 192, TODAS AS CHAMADAS PASSAM PELA CENTRAL EM PORTO ALEGRE



O SAMU 192 é um projeto do governo Federal em Parceria com estados e municípios, sendo que a união entra com 50% e o Estado e os municípios com 25% cada, para manter o funcionamento desse serviço de urgências e emergências.

Aqui em nossa cidade uma unidade do SAMU, a vários meses já atua atendendo as emergências da comunidade. O serviço consiste em orientar a pessoa que acionou o 192, a repassar informações a respeito da situação da vitima. Um medico faz a instrução durante a ocorrência e se necessária uma unidade móvel do SAMU é deslocada para atender o caso.

De acordo com a coordenadora do SAMU aqui em Frederico Adriana Burim, a equipe segue a um procedimento para atender as ocorrências. Ela esplica que quando uma pessoa aciona o SAMU a ligação no 192 cai na central em Porto Alegre. Segundo ela a partir daí a equipe da capital que aciona a unidade de Frederico.

SONORA ADRINA 01...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=4034&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=

A coordenadora do SAMU aqui em Frederico Adriana Burim, explica ainda que uma eventual demora no atendimento aconteça em virtude do procedimento de atendimento, em que a pessoa primeiramente é orientada pelo medico. Ela lembra também que a central atende chamados de unidades de todo o estado e que o sistema ainda esta sendo aperfeiçoado com a contratação de mais profissionais.

SONORA ADRIANA 02...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=4035&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=

Adriana lembra que já ocorreram situações em que o SAMU foi acionado pela central de Porto Alegre e quando chegou ao local, a vitima já havia sido removida por outro serviço de atendimento. Ela destaca que a partir do momento que a central aciona a unidade aqui em Frederico a ação de resposta é rápida.

SONORA ADRIANA 03...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=4036&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=

Por fim a coordenadora do SAMU Adriana Burim, falou sobre as ligações no 192. Todas as chamadas são gravadas na central, identificando o numero inclusive o município, a partir disso também é possível identificar se houve falha no atendimento ou as informações repassadas pela pessoa não foram suficientes ou desencontradas e acabaram dificultando o acionamento da unidade móvel.

SONORA ADRIANA 04...
http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?id=4037&opt=11&ord=0&crt=&us=1943&cm=

As pessoas podem acionar o serviço de urgência e emergência do SAMU pelo telefone 192 a qualquer hora do dia ou da noite. Na ultima semana 14 ambulâncias de suporte avançado foram entregues a 13 municípios gaúchos. Dentre estes, Frederico também já dispõe da UTI móvel do SAMU, alem da de suporte básico que já esta em operação. No entanto a UTI móvel do SAMU ainda não esta em funcionamento, a previsão é de que no inicio do próximo ano seja iniciado o atendimento pela unidade avançada.

Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário