Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AUMENTA A SEGURANÇA PARA VISITAÇÃO DO SALTO DO YUCUMÃ


Antes da mudança no ponto de venda de ingressos para o Parque Estadual do Turvo, os turistas não recebiam nenhuma informação sobre possíveis riscos existentes na unidade de conservação ambiental.

Como a comercialização dos acessos é feita desde o mês passado no Centro de Informações Turísticas, os visitantes começaram receber orientações sobre como observar as belezas naturais de forma segura. O objetivo é prevenir acidentes fatais como o ocorrido em fevereiro deste ano, quando Lucas Pereira da Silva, de sete anos, caiu nas águas do Salto do Yucumã.

A família do menino, residente na cidade de Santo Augusto, não tinha conhecimento sobre as ameaças oferecidas pelas cataratas do maior salto longitudinal do mundo. O que facilitou a tragédia foi a ausência de barreiras físicas ou placas indicativas que venham impedir a aproximação das pessoas com o canal cercado de pedras.

A direção do parque informou que em razão da grande movimentação Duran te o verão e o número restrito de guardas, nem sempre era possível passar orientações preventivas. A partir desta semana, começou a exibição de dois vídeos sobre o comportamento das pessoas na unidade de conservação. Algumas placas no trajeto que o visitante percorre para chegar até as cataratas também alertarão para os riscos.

No caminho, composto por pedras, de aproximadamente cem metros que levam até a margem do Rio Uruguai,no lado brasileiro, a colocação de placas ou qual quer barreira física é considerada inviável, já que as águas se movem constantemente e a forçada correnteza poderia arrancar os objetos indicativos. A construção do mirante, além de proporcionar novas paisagens do Salto do Yucumã também irá impedir a aproximação das pessoa ao canal. A obra ainda não possui previsão de início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário