Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Poder Judiciário realiza audiência crioula em Caiçara

A 2ª Vara Judicial da Comarca de Frederico Westphalen realizou audiência crioula dentro da programação da Semana Farroupilha em nossa cidade. Na sexta-feira, 17, o evento ocorreu em Caiçara que segundo o juiz, José Luiz Leal Vieira a iniciativa busca aproximar o Poder Judiciário de comunidades que, não sendo sede da Comarca, ao natural distanciam-se da Justiça.
O magistrado disse que as audiências tiveram como temática pedidos de retificação da data de nascimento dos respectivos autores, que relataram equívocos perpetrados pelos registradores da época. Realizada na praça central do município, as atividades foram acompanhadas por centenas de pessoas. As sentença foram proferidas em versos.
Foi montada uma sala de audiências em estilo rústico e juiz, promotor de justiça, advogado, servidores da Justiça e partes compareceram ao ato devidamente pilchados.
Tanto a manifestação dos advogados, como o parecer ministerial e a sentença foram proferidos em versos gauchescos. A inovação para a Semana Farroupilha 2010 foi a chegada da comitiva à cavalo – com exceção das partes. A Comarca de Frederico Westphalen promove aproximação com a comunidade, durante festejos farroupilhas, desde 2008.
O prefeito de Caiçara, Zílio Roggia esteve presente e antes de iniciar a audiência se manifestou e destacou a inciativa do Poder Judiciário.
– Foi um fato inédito em nosso município que, com certeza, aproxima muito o Poder Judiciário da comunidade. Muitas pessoas não conheciam o juiz de direito e o promotor e também não havia presenciado um ato como esse –, observa o prefeito Zílio Roggia.

Rádio Comunitária 89.9FM
Caiçara

Nenhum comentário:

Postar um comentário