Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CENSO PRELIMINAR REVELA O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE DOMICÍLIOS E APONTA REDUÇÃO DA POPULAÇÃO DE FW

O Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está revelando que a quantidade de domicílios aumentou em Frederico Westphalen. No entanto, os resultados preliminares apontam redução da população frederiquense. Realidade que ocorre, também, em outros 60 municípios do Rio Grande do Sul. No entanto, até agora, apenas 39 estão com a coleta encerrada, e destes, somente, cinco apresentam crescimento populacional.

A contagem da população começou dia 1º de agosto e vai até dia 31 de outubro de 2010. Na quarta-feira, 22 de setembro, o recenseamento atingiu 76% (setenta e seis por cento) da população do país. Mas, até o momento, apenas 68% (sessenta e oito por cento) da população do Rio Grande do Sul foi contada. As maiores dificuldades são: encontrar os moradores em casa.

Contrariamente à situação do Censo no Estado, o IBGE no município de Frederico Westphalen recenseou, no mesmo período, 8.854 domicílios. Esse dado revela que há um aumento de mais de 2,7% em relação à quantidade estimada de residências no ano anterior. Os números quantificam e confirmam o que se vê na paisagem da cidade, novos bairros e inúmeras construções em andamento.

Os fatores que contribuem para esse quadro são: o êxodo rural, falta de emprego ou alternativa de renda no campo e pela disponibilidade de crédito para financiamento da construção civil. Os dados levantados, também, revelam que, aproximadamente, 95% da população estimada já foram recenseadas, ou seja, 27.005 habitantes. Acredita-se que esse dado será menor do que as estimativas alcançadas em 2009, que era de 28.428.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário