Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TAQUARUÇU DO SUL ASSINA CONTRATOS DE REPASSE DE 1 MILHÃO DE REAIS COM O GOVERNO FEDERAL

Na última semana, o Prefeito de Taquaruçu do Sul Mauro Sponchiado assinou junto a Caixa Econômica Federal, quatro contratos de repasse, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, totalizando um montante de 1 milhão de reais de repasse do Governo Federal e mais de 60 mil reais de contrapartida do município.

Com esses recursos será construído um Centro Municipal da Agricultura, que abrigará as associações de agricultores familiares, os conselhos municipais: de desenvolvimento agropecuário e do meio ambiente, além de um auditório para a realização de reuniões e palestras. Serão adquiridos equipamentos de irrigação e fertirrigação e um conjunto mecânico para compostagem orgânica de dejetos líquidos de suínos utilizando subprodutos como a serragem, sendo este um projeto inédito na região.

Um outro contrato trata da aquisição de um trator de pneus. Através do Programa Territórios da Cidadania, com os recursos do ATER Estrutura serão adquiridos equipamentos e veículos para a Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rafael De Bona, com esses investimentos serão atingidos os pontos principais do Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. Na suinocultura, o projeto auxiliará na distribuição de dejetos, aumentando a fertilidade do solo e, com isso, melhorando a atividade leiteira do município e aumentando a produtividade de outras culturas.

Com a compostagem mecanizada serão transformados os dejetos de suínos do estado líquido para o sólido, visando um uso racional e ecologicamente correto dos mesmos.
Os equipamentos de irrigação irão viabilizar o aumento na produção de forragens, mesmo em períodos de estiagem, aumentando significativamente a produção de leite e a renda das famílias beneficiadas.

Pensando em valorizar o setor agropecuário no município e disponibilizar um espaço mais adequado para os serviços utilizados pelos produtores será construído o Centro Municipal da Agricultura, local onde também haverá espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar.

O prefeito Mauro afirma que todos estes investimentos para o setor agropecuário vêm ao encontro das prioridades aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e pelas Associações, e irão contribuir para a significativa melhoria do atendimento aos agricultores, além do aumento da produção, viabilizando as propriedades.

Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário