Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A vida em seus distintos ciclos

A 5ª série do turno da manhã da Escola Estadual do Ensino Fundamental Caiçara, sob a orientação do professor Milton José Fabris, na disciplina de Ciência Física e Biológica, desenvolveu um trabalho prático envolvendo as temáticas: Estalactites e Estalagmites.
Nesse contexto, os alunos imbuídos pela curiosidade passaram dias pesquisando em diversas fontes, dentre elas: bibliográficas, internet, fotos e materiais diversos que proporcionaram informações concretas sobre a temática proposta. Afirma-se isso, pois os conceitos que seguem são dos alunos que compartilharam do trabalho, logo se sente o envolvimento e o interesse pelo assunto.
Nessa perspectiva, conforme um dos alunos da turma as Estalactites: “se forma a partir das águas em circulação em áreas subterrâneas e acabam por ficar saturadas em bicarbonato de cálcio e provocam a perda do dióxido de carbono na terra, e isso vai em direção a terra a prejudicando”. Para tanto as Estalagmites ocorre: “como a circulação dos pingos d’água que caem no fundo das grutas, e assim, fazem acontecer à precipitação do carbono também”.
A partir das discussões em sala de aula e das pesquisas realizadas os alunos partiram para o trabalho prático que deu origem a Terrários, para demonstrar o ciclo da água e maquetes de grutas para que houvesse uma visualização maior da construção do aprendizado das Estalactites e Estalagmites.
Portanto, acredita-se que quando há a interação do professor e do aluno sempre se colhe “bons frutos”, pois os resultados são imediatos e, por conseqüência, a construção do aprendizado é por toda a vida.

Rádio comunitária 89.9fm
caiçara

Nenhum comentário:

Postar um comentário