Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

sexta-feira, 9 de julho de 2010

REUNIÃO TRATOU ONTEM DA IMPLANTAÇÃO DO SALVAR/SAMU NA REGIÃO

Prefeitos, Secretários de saúde e responsáveis pelos hospitais dos 8 municípios contemplados com o Programa Salvar/ Samu na região reuniram se no dia 08 para discutir a implantação, implementação e operacionalização do Programa. O evento promovido pela 19ª CRS, no Auditório da URI, teve suas atividades iniciadas com a palavra do Delegado Regional Interino de Saúde, Jouber Alibio Prates Carvalho e recebeu a Coordenadora Regional das Urgências da SES , Magda Regina Dorr.

Na oportunidade Magda orientou os municípios sobre como proceder para a implantação do programa, ainda ressaltou a importância pela escolha de profissionais capacitados, além de responder perguntas dos presentes. Foi prevista já para o mês de Agosto a capacitação dos profissionais que irão trabalhar no Salvar/ Samu , eles também irão participar de um treinamento nas unidades do Samu em Porto Alegre.

Os municípios da região da 19ª CRS que receberam as ambulâncias de suporte básico foram: Frederico Westphalen, Nonoai, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Saberi, Tenente Portela e Três Passos que já havia recebido a ambulância. As ambulâncias de suporte básico conta com o serviço de um Técnico de enfermagem e um motorista.

O Samu/192 é um programa do Governo Federal, que no estado intitula-se Salvar/Samu, e é desenvolvido através de ligação gratuita para o número 192 onde a pessoa que se encontra em situação de agravo à saúde, ou seja, risco de vida, solicita atendimento médico. A chamada é atendida por um médico regulador que através de perguntas rápidas presume uma gravidade e dá uma resposta, que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário