Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PROJETO CINEAR-TE TEVE PRIMEIRA EXIBIÇÃO ONTEM

O Cinear-te, promovido pelos professores Cássio Tomaim (Cesnors/UFSM), Leonardo Botega (CAFW) e Ricardo Martins (URI), iniciou ontem às 19:00 horas, no Salão de Atos da URI. O Cinear-te é um projeto de cineclube, onde são exibidos filmes e posteriormente há debates sobre eles. Esta primeira etapa começou ontem e prossegue até sábado, dia 26, abordando filmes italianos. O filme exibido ontem foi CineParadiso.

O Projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, por meio do departamento de Comunicação do CSNORS e do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, e a URI por meio do Programa de Pós-graduação em Letras.

O projeto tem por objetivo proporcionar a socialização do cinema como meio de democratização do acesso á cultura e ao lazer, estimulando a reflexão e o debate sobre a arte cinematográfica.

Nesse ano, o Cinear-Te fará quatro exibições, cada uma composta de cinco filmes. Cada ciclo contará com filmes de um país. Para começar serão exibidos filmes italianos. As exibições serão ontem e se estendem até a sábado em horário diferenciado, às 15h e no restante dos dias às 19h.

As sessões serão no Salão de Atos da URI. Após cada filme, haverá uma explanação sobre o mesmo, cada dia com um convidado, sendo aberto posteriormente para debate com o público. Hoje o Cinear-te prossegue com o filme Ladrões de Bicicleta.

De acordo com o Professor do Colégio Agrícola e um dos organizadores do projeto Leonardo Botega, o Cinear-te vem a unificar as 2 maiores instituições de ensino de nossa região.

O professor Leonardo Botega adianta ainda que futuramente o projeto ira abrir espaço para as produções locais independentes, ou documentários produzidos pelas instituições de ensino.


Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen
www.comunitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário