Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 25 de maio de 2010

RGE disponibiliza telefone para denúncias de fraudes

A cada ano, a RGE identifica quase 10 mil ligações irregulares em sua área de concessão. As fraudes nas ligações e medições de energia elétrica, conhecidas como “gatos”, estão entre as principais causas de instabilidade no fornecimento de energia na concessionária. A partir desta semana, os clientes que identificarem este tipo de situação poderão denunciar à RGE através do telefone 0800 7210721.



Somente nos últimos quatro anos – entre 2006 e 2009 – as equipes da Divisão de Perdas Comerciais da RGE autuaram 39 mil fraudes na medição de energia elétrica de unidades consumidoras da sua área de concessão. Em 4% dos casos a mesma unidade consumidora autuada reincidiu na fraude, ou seja, teve que ser autuada novamente.



O número 0800 7210721 atenderá exclusivamente denúncias de suspeitas de fraudes ou furtos de energia elétrica. A RGE conta com 60 equipes atuando de forma permanente na prevenção e combate às fraudes no consumo de energia. As ligações irregulares dificultam o trabalho da RGE no dimensionamento da real demanda de energia, comprometendo a qualidade e a segurança do serviço prestado.



Vale ressaltar que a fraude e o furto de energia elétrica são crimes, previstos nos Artigos nº 171 e 155 (parágrafo 3º) do Código Penal Brasileiro, podendo acarretar prisão dos responsáveis pela sua execução e/ou dos receptadores (usuários beneficiados com a fraude/furto de energia elétrica). Com base no histórico de autuações, constata-se que os casos de fraudes/furtos de energia elétrica autuados estão distribuídos em todas as classes socais e perfis de consumidores.



- A RGE atua de forma permanente para coibir as fraudes na medição de energia e as ligações irregulares, que prejudicam a qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores regulares e geram riscos de acidentes. Por isso é importante que os consumidores denunciem à RGE os casos em que suspeitarem que esteja ocorrendo fraude e/ou furto da energia elétrica, explica João Duro Aldavez, gerente da Divisão de Perdas Comerciais da RGE.


Comunitária Caiçara 89.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário