Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PARABÉNS CAIÇARA! 44 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA

Meados dos anos 20. Uma bela lagoa e uma frondosa figueira. O local ideal para os viajantes descansarem após suas viagens. Com isso, a “Lagoa da Figueira” era conhecida em todo o Estado, fato que propiciou a vinda dos primeiros imigrantes ao município de Caiçara, em 17 de julho de 1924. Nesta data, chegam José Fabris e Miguel Trevisol, vindos de Veranópolis/RS, com o intuito de estabelecer residência na localidade, os quais foram seguidos por imigrantes italianos vindos da região central do Estado, alemães, açorianos, poloneses e negros.
Com crescente número de pessoas que chegava a cada dia na comunidade e com as propriedades que eram instaladas, o vilarejo aos poucos foi tomando forma. O comércio tomava forma através do moinho e da quitanda, a capela era construída em um local central tomando o lugar do antigo capitel, as ruas formavam-se em meio ao matagal que havia anteriormente. A vila da Lagoa da Figueira crescia e atraía pessoas vindas dos mais diversos locais do Estado, em busca das terras férteis e de uma vida melhor para as famílias, que possuíam como base a fé, o trabalho e a ousadia dos primeiros desbravadores.
Em 1943, um decreto municipal sob a jurisdição de Iraí elevou o povoado de Lagoa da Figueira a vila, com o nome de Caiçara e 23 anos depois, no dia 19 de maio de 1966, instalou-se o município de Caiçara, pela Lei Estadual nº 5067.
No 44º Aniversário do Município, o espírito de trabalho, fé e ousadia dos primeiros desbravadores permanecem ainda hoje. O povo hospitaleiro, a cidade organizada, a simpatia pela cultura e pelo esporte, entre tantos outros aspectos fazem com que o município de Caiçara seja referência em qualidade de vida e crescimento regional, com uma economia pujante baseada na agricultura familiar, com culturas diversas como o fumo, gado leiteiro, feijão, suinocultura, além do comércio, indústria e prestação de serviços.

Rádio Comunitária 89.9 FM
Caiçara

Nenhum comentário:

Postar um comentário