Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

terça-feira, 25 de maio de 2010

ESTADO E MUNICÍPIOS DEVEM FISCALIZAR LEITE VENDIDO NO RS

A venda de leite in natura é uma prática realizada há muitos anos no interior do Rio Grande do Sul. A comercialização do produto deve ser fiscalizada pela Secretaria Estadual da Saúde e pelas vigilâncias sanitárias dos municípios. Entretanto, em Santa Cruz do Sul, região central do estado, os pequenos agricultores realizavam a venda in natura sem essa fiscalização. Eles alegam que o produto é consumido há muitos anos dessa forma e que não traz prejuízos a saúde.

O Ministério Público Estadual alega que a venda do produto não pasteurizado é ilegal. Atualmente, o leite in natura é comercializado de porta em porta e em feiras rurais. Para o MP, os órgãos de vigilância sanitária deverão orientar os produtores, para que se adaptem à legislação.

Conforme o integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores da região, Vilson Rabuske, os pequenos produtores precisam de um tempo para se adequarem a nova determinação. Para Rabuske, a lei não se adapta aos pequenos agricultores, mas o MPA pretende fazer um acordo com o município, para que os produtores possam comercializar seus produtos. Ele afirma ainda que a Secretaria Estadual da Saúde já apreendeu o leite produzido por alguns pequenos agricultores.
Rádio Comunitária FM 97.9
Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário