Parceiros do blog - Clique e ajude a manter o blog no ar

segunda-feira, 31 de maio de 2010

EMATER E GRUPOS DE MULHERES BUSCAM APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS PRODUZIDOS COM MATÉRIAS PRIMAS DA PROPRIEDADE

Durante o mês de maio foram desenvolvidas capacitações nas comunidades rurais do município de Jaboticaba com o objetivo de valorizar e ao mesmo tempo resgatar o uso de alimentos, bem como as diversas formas de preparo, que são oriundos das unidades de produção.

Foram realizados cursos de Aproveitamento de Farinha de Milho e Aproveitamento de Abóbora, vamos alimentos produzidos pela agricultura familiar do município.

A pós o curso as participantes fizeram a avaliação da capacitação dizendo: “A gente tem as coisas em casa e acaba fazendo sempre do mesmo jeito, uma orientação no sentido de pequenas alterações nas preparações tornou os pratos mais saborosos e atrativos favorecendo a dona de casa quando for fazer em casa e apresentar a família”.

Através da organização das mulheres rurais, em grupos informais, tem sido possível abranger um número significativo de pessoas das comunidades rurais que buscam o aproveitamento integral dos alimentos como forma de promover a reeducação alimentar em seu lares, ao elaborar preparações simples, nutritivas e acessíveis para diversas camadas sociais existentes nas localidades.

Para a extensionista da EMATER de Jaboticaba esse trabalho busca promover a Segurança e Soberania Alimentar, sendo este um dos objetivos da empresa: ’Temos desenvolvido trabalhos em parceria com os Grupos de Senhoras e Moças no sentido de aprimorar as preparações dando um enfoque especial para cuidados e Boas Práticas de Fabricação, sem, contudo, ter o cuidado de valorizar os “saberes e os fazeres “como componentes da cultura local.

Joice Santi Trentin

Extencionista Rural

EMATER- Jaboticaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário